Portal Melhores Amigos | Você sabe como calcular a idade do seu cão?
3367
single,single-post,postid-3367,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Você sabe como calcular a idade do seu cão?

dog-1861839_1920

15 dez Você sabe como calcular a idade do seu cão?

Todo mundo sabe que cada aniversário do nosso amigo canino corresponde a muitos anos da idade biológica dos tutores. Mas será que você sabe calcular a idade do seu cão? “Geralmente, falamos que a idade dos cães corresponde a 7 anos de vida humanos, sendo que o primeiro ano de vida conta 13 anos”, explica Carla Berl, diretora e médica-veterinária do Hospital Veterinário Pet Care.

Foi no século 18 que a Abadia de Westminster declarou pela primeira vez que a idade dos cães não devia ser contada como a nossa, mas correspondia a proporção 9 para 1. Cinco séculos depois, um naturalista francês propôs um novo cálculo: 8 anos de vida canina para cada ano vivido por um humano. Em 1950, porém, a conta mudou novamente, chegando ao número sete.

Essa conta, no entanto, pode variar um pouco, porque é preciso levar em conta que os primeiros anos passam muito mais rápido na vida do seu cão, por isso a médica do Pet Care diz que o primeiro ano, em geral, conta 13 anos. Além disso, a proporção 7 para 1 pode variar de acordo com o porte e a raça do animal, já que pesquisadores acreditam que cachorros gigantes envelhecem mais rápido do que os pequenos.

“Idade média de um cão pequeno é de 13 a 15 anos, de um cão médio, de 12 a 14 anos, de um cão grande, de 10 a 12 anos e, de um cão gigante, de 8 a 10 anos. Gato de apartamento vive, em geral, de 16 a 18 anos. Isso não quer dizer que não temos cães que vivam até 20 anos e gatos, até 23. Mas é mais raro”, explica Berl.

“Estamos falando de idade média de vida. Por isso, comparamos a nossa idade com os cães, mas nunca vai bater. O melhor é olhar cada espécie e qual a média de vida: exemplo: arara 40 anos, coelho 7 anos, elefantes 60 anos etc.”, completa a médica veterinária.

Mas e se eu não sei o ano de nascimento do meu cãozinho? No consultório, Berl explica que há alguns meios de fazer o cálculo da idade do animal “Nós avaliamos muito pela pelagem (presença de pelos brancos nos mais idosos), pelo estado da dentição e, em fêmeas, se há sinais de que já pariram ou não. Também na fase juvenil, até 12 meses de idade, olhamos o fechamento das extremidades ósseas por meio de RX”, explica a veterinária.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.