Portal Melhores Amigos | Verdade ou mito: filhotes de aves podem ser rejeitados se tocarmos neles?
443
single,single-post,postid-443,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Verdade ou mito: filhotes de aves podem ser rejeitados se tocarmos neles?

destaque

04 mai Verdade ou mito: filhotes de aves podem ser rejeitados se tocarmos neles?

Até quando soa absurda, a sabedoria popular tem embasamento em fatos da vida. Por exemplo, quem mora em cidades do interior ou cresceu rodeado de pássaros, já deve ter ouvido alguém mais velho dizer que não se pode tocar nos filhotes de aves, pois senão eles serão rejeitados pelos pais.

A afirmação não passa de uma lenda, mas tem um fundo de verdade. O cheiro dos humanos é muito forte para muitas aves, especialmente as que têm o olfato mais sensível. “Uma das formas dos pais reconhecerem o filhote é pelo olfato”, afirma o Dr. Flávio Eli Toniazzi, da clínica FoxVet, em São Paulo. “Se eles forem tocados, o odor das mãos pode passar para os filhotes e deixar os adultos confusos”, acrescenta ele.

A probabilidade dos pais rejeitarem os filhotes por conta do contato humano, no entanto, é muito pequena. Tendo o ninho perturbado, é provável que os adultos tentem mudá-lo para um local mais seguro, mas, nesse caso, certamente levarão os pequenos. “Caso a perturbação continue, aí sim existe a possibilidade dos pais abandonarem os filhotes por uma questão de sobrevivência”, continua Flávio.

Isso quer dizer que, caso você encontre um ninho na gaiola das suas aves de estimação, deve perturbá-lo o mínimo possível. E, se der de cara com filhotinhos perdidos, pode sim colocá-los de volta no lugar deles. Os pais ficarão felizes e os bebês serão muito bem cuidados.

 

 

 

 

Por Paula Saldanha
Nenhum Comentário

Postar um comentário