Vegetais e grama complementam dieta de cães e gatos

Você sai passear com seu cão e de repente ele para e começa a comer grama. Não se assuste. Isso faz parte da alimentação dele. Cães e gatos não são carnívoros como se costuma afirmar. São animais onívoros (que se alimentam tanto de carne como de vegetais). Portanto, o fato de comerem grama ou algum outro vegetal nem sempre está relacionado com alguma doença, garante o médico veterinário Leonardo Giovanetti Neto, da Med Center Pet Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo.

“Muitas vezes cães e gatos se alimentam de vegetais até por necessidade de suplementação de algum elemento necessário a sua nutrição ou então corrigir um desequilíbrio de nutrientes na sua dieta”, explica Giovanetti.”

Segundo o veterinário, raras vezes essa medida tomada por eles tem caráter patogênico. “Quando há alguma doença envolvida, o animal costuma apresentar dificuldade de transito intestinal, como cólicas de origem desconhecida”, afirma.
Tanto que hoje em dia, no mercado pet, existem opções das famosas “graminhas” à venda, principalmente para gatos, embora os cães também tenham a necessidade de comê-las.
Giovanetti diz não haver, portanto, motivos de preocupação. “O hábito desses animais acabarem por se alimentarem de vegetais não deve ser considerado um fator preocupante, que determine uma patologia mais séria e sim ser encarado como um beneficio no complemento de suas dietas e estimulado”.

Veja Também