Portal Melhores Amigos | Trabalho para cachorros: de cães-guias a salva-vidas
4121
single,single-post,postid-4121,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Trabalho para cachorros: de cães-guias a salva-vidas

Post_portalmelhoresamigos_1

29 abr Trabalho para cachorros: de cães-guias a salva-vidas

Cães são realmente criaturas especiais. Além de companheiros e carinhosos, muitos deles possuem características únicas, o que lhes permite desempenhar tarefas fundamentais a nós, humanos.

Esses cachorros também gostam de brincar e ganhar petiscos, mas sabem separar bem a diversão do trabalho. Estamos falando, afinal, de cachorros profissionais, cuja atuação é decisiva para o bem estar e a sobrevivência de muitas pessoas.

Confira a seguir alguns ofícios que nossos anjinhos de quatro patas cumprem com maestria.

Farejador

Algumas raças, como labradores, golden retreivers e pastores chegam a ter 200 milhões de células olfativas – contra tão somente cinco milhões dos humanos. Por isso, eles são utilizados para encontrar drogas, armas e mesmo pessoas desaparecidas ou sequestradas. Na tragédia de Brumadinho (MG), esses cãezinhos foram uma luz de esperança e alegria em meio a tanta tristeza.

Cuidador

Essa profissão é muito nobre e compreende diversos ramos, como o célebre cão-guia (labradores, golden retreivers, pastores) e o cão-ouvinte (cocker spaniel, poodles, papillon), que se transformam nos olhos e nos ouvidos de seus tutores. Há ainda os cães de alerta, que, por exemplo, avisam quando ocorre queda do nível de açúcar no sangue – algo importantíssimo para diabéticos – ou de resposta, que ajudam seu tutor durante ou logo após uma convulsão. 

Vale destacar também os cães de serviço psiquiátrico. Eles auxiliam pessoas que sofrem com algum distúrbio psicológico, como ataques de pânico, estresse pós-traumático ou depressão.

Terapeuta

Para ser um terapeuta, o cachorro, que pode ser de qualquer raça e tamanho, precisa ser afetivo com as pessoas e gostar de receber carinho – de cabeça já pensamos em muitos candidatos não é? Esses cachorrinhos trabalham em benefício de outras pessoas, independentemente da existência de alguma patologia. Ajudam como apoio terapêutico crianças, adultos e idosos com problemas emocionais, mentais, cognitivos e físicos.

Salva-vidas

Alguns cachorros, como labradores e golden retrievers, adoram água. E por serem relativamente grandes e nadarem bem, podem se tornar ótimos salva-vidas. Destaque também para os cães terranova, cujo pelo grosso e oleoso os ajuda a flutuar e os mantêm aquecidos mesmo em águas frias.

Atores

E como se esquecer de nossos atores? Dos clássicos, como Totó (cairn terrier), Lassie (collie) e Beethoven (são bernardo), aos mais recentes, como Uggie (jack russell terrier), Hachiko (akita) e Stella (buldogue francês), os cachorros sempre estiveram presentes. Desde 2001, inclusive, existe uma premiação para a melhor atuação canina do ano: o Palm Dog. Em 2018, um dos vencedores foi o pug Patrick.

Esses são apenas alguns dos cargos que nossos cãezinhos assumem com competência e simpatia. Mas claro que há muitos outros: guardas, atletas, pastores e até modelos.

Além de fieis, eles são bastante versáteis, não é mesmo?

 

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.