Portal Melhores Amigos | Tartaruga, cágado e jabuti: dica de alimentação adequada
Saiba mais sobre a alimentação dos répteis de estimação, como tartarugas, cágados e jabutis.
1360
single,single-post,postid-1360,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Tartaruga, cágado e jabuti: dica de alimentação adequada

comida_jabuti

14 mar Tartaruga, cágado e jabuti: dica de alimentação adequada

Comer bem é essencial para qualquer ser vivo sobreviver e cada um de nós tem uma necessidade alimentar específica. Assim como cães, gatos e outros pets, os quelônios também possuem suas particularidades alimentares, que jamais podem ser deixadas de lado.

Tartarugas, cágados e jabutis são animais onívoros que dependem de uma dieta adequada para manter seus corpinhos cascudos saudáveis e seu organismo funcionando bem.

Segundo Erika Hayashi, médica veterinária especializada em animais silvestres e pets exóticos, da empresa Paraíso Silvestre de atendimentos em domicílio que atua na Grande São Paulo e no interior do estado, os cuidados alimentares indicados para cada espécie são:

– JABUTIS: além da ração específica para a espécie, alimentam-se também de frutas (maçã e pera sem semente, goiaba, manga, tomate, uva, caqui, banana, mamão e pêssego), verdura verde escura (almeirão, catalunia, escarola, rúcula, couve, espinafre e brócolis), legumes (maxixe, pepino, cenoura ralada, beterraba ralada e abobrinha) e proteína (carne moída de primeira com menor teor de gordura) ou ração de cão umedecida na água filtrada. A proporção correta para um jabuti adulto é composta de 70% de verduras, 15% de legumes, 10% de frutas e 5% de cálcio, outros minerais e proteína;

– CÁGADOS: alimentam-se de ração específica, verduras, flores, frutas, invertebrados e peixes;

– TARTARUGAS: animais de água doce que se alimentam de ração e de verdura verde escura, frutas e peixes.

Hábitos alimentares dos quelônios

Não basta saber o que eles comem, também temos que ter plena noção de quando e como os quelônios se alimentam.

“A alimentação deve ser oferecida em quantidade correta e bem variada para não gerar doenças nutricionais ou obesidade. Os cágados e as tartarugas devem ter seu alimento (ração flutuante) oferecido na água e os outros tipos de alimentos devem ser oferecidos em plataformas onde eles descansam, para não sujar a água demasiadamente. Os alimentos devem ser variados para evitar a deficiência de vitamina A e oferecidos diariamente, bem como a água filtrada”, orienta a especialista.

No geral, os quelônios se alimentam melhor quando o dia está mais quente, devido ao seu metabolismo ser mais ativo em temperaturas mais elevadas. Já no inverno, não possuem muito apetite, devido à diminuição do metabolismo.

“Nos dias frios, recomenda-se manter uma temperatura confortável para que estes animais não fiquem muito tempo em jejum e, assim, evitar doenças. Lembrando que quelônios NÃO HIBERNAM – isto é um mito. Se seu pet ficar mais de quatro dias sem comer, procure um médico veterinário especialista”, alerta Dra. Erika Hayashi.

A importância do cálcio e as principais fontes do mineral

Tartarugas, Cágados e Jabutis necessitam de cálcio e fósforo para o desenvolvimento saudável de suas respectivas carapaças, principalmente quando são filhotes em fase de crescimento. A falta de cálcio nos quelônios gera raquitismo, deixando o casco mole.

“O ideal é fornecer rações peletizadas para Jabutis, rações flutuantes para Tigre D’água e Gammarus (um tipo de camarão rico em proteína e fósforo). Vale ressaltar que estes camarões não devem ser a única fonte de alimento, já que isso pode acarretar deficiência de outros nutrientes. Então, ofereça a ração sozinha ou junto com Gammarus”, indica a médica veterinária.

Segundo a especialista, o cálcio pode ser ingerido por meio de algumas fontes naturais, como a casca de ovo cozida e triturada, sendo oferecida uma vez na semana sobre os alimentos úmidos. Uma alternativa é colocar uma pedra de cálcio e outros minerais, facilmente encontrada em lojas especializadas, que fica na água e serve para as tartarugas aquáticas.

“Os banhos de sol em horários matinais são importantíssimos, pois auxiliam na absorção do cálcio, além de melhorar todo o metabolismo (digestão) dos quelônios”, frisa Dra. Erika Hayashi.

E não se esqueçam de sempre adquirir o pet em lugares especializados e idôneos, hein!

 

 

Por: Paula Soncela
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.