Portal Melhores Amigos | TAA: saiba como seu cão pode se tornar um terapeuta
658
single,single-post,postid-658,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

TAA: saiba como seu cão pode se tornar um terapeuta

cachorro_terapia

28 jul TAA: saiba como seu cão pode se tornar um terapeuta

Você que ama seu bichinho, se diverte com as estripulias dele e gostaria de ajudar o mundo a ser um lugar melhor, que tal se tornar um voluntário e candidatar seu pet para ser um cão terapeuta?

Seu cãozinho e você não precisam ser experts acadêmicos em terapia, nem ter experiência prévia. Basta ter boa vontade e submeter seu bichinho a uma avaliação que irá analisar se ele está apto a trabalhar na Terapia Assistida por Animais e ajudar a tratar centenas de pessoas que necessitam deste tipo de trabalho.

O mandamento principal para que seu cão se torne um terapeuta é que ele interaja de maneira saudável com pessoas e outros cães. Parafraseando Cesar Milan, seu pet deve “possuir um temperamento calmo e submisso”.

De quebra, este trabalho pode fazer bem não só aos pacientes, mas também para o seu cão. “Existem espécies e indivíduos que são mais sociais e se sentem mais seguros e tranquilos na função de terapeutas e, nestes casos, o trabalho é benéfico para o animal também. É importante lembrar que, para que a interação seja positiva e traga benefícios para o animal, o comportamento deste deve ser avaliado e monitorado constantemente por um especialista, garantindo uma interação segura e livre de estresse”, orienta Laís Maria Milani, psicóloga especializada em psicologia hospitalar, membro da equipe do INATAA, de São Paulo.

Para quem quiser se voluntariar com ou sem cão ou ajudar com doações, listamos algumas organizações que trabalham com TAA no Brasil:

INATAA – Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por Animais (São Paulo)
http://inataa.org.br/

ATEAC – Instituto para Atividades, Terapias e Educação Assistidas por Animais de Campinas (Campinas)
http://ateac.org.br/

PATAS THERAPEUTAS – Terapias Assistidas por Animais (São Paulo e Porto Feliz)
http://patastherapeutas.org/

PÊLO PRÓXIMO – Solidariedade em 4 Patas (Rio de Janeiro)
http://www.peloproximo.com.br/

IBETAA – Instituto Brasileiro de Educação e Terapia Assistida por Animais (São Paulo)
http://www.ibetaa.org.br/

 

 

 

Por: Paula Soncela
Nenhum Comentário

Postar um comentário