Portal Melhores Amigos | Quais são os principais roedores de estimação?
3877
single,single-post,postid-3877,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Quais são os principais roedores de estimação?

Post_portalmelhoresamigos_6

13 nov Quais são os principais roedores de estimação?

Embora cães e gatos liderem com folga a preferência pelo bichinho de estimação, os roedores têm conquistado cada vez mais espaço entre os pets mais desejados. Mas antes de comprar ou adotar um roedor para sua casa ou apartamento, é importante que você conheça bem os hábitos e as características de cada espécie, para conseguir proporcionar mais conforto e cuidados adequados para seu amigo. Os diferentes tipos de roedores têm hábitos específicos, sendo relevante conversar com um médico-veterinário especialista em animais silvestres antes da decisão, alerta a veterinária Cinthya Ugliara, da Petland.

Abaixo, Cinthya indica as características de alguns desses roedores:

Esquilo da Mongólia: Expectativa de vida de 2 a 3 anos, pesam entre 50 e 150 gramas. Muito ativo e brincalhão, é um animalzinho que não para quieto, necessita roer constantemente para desgastar seus dentes que crescem continuamente e para manter-se entretido. Estes animais não gostam de viver sozinhos, portanto é indicado sempre adquirir 2 ou mais esquilos, sempre do mesmo sexo, uma vez que se reproduzem com facilidade e em grande quantidade, o que pode gerar brigas e canibalismo entre eles. Eles têm hábitos diurnos e raramente mordem humanos. Por serem muito ágeis, preferem fugir do que morder, e não devem ser segurados pela cauda porque, com a força, ela pode ser arrancada. Além da dor o quadro pode evoluir para infecção severa. Por esses motivos, são indicados apenas para adultos;

Hamster: Expectativa de vida de 2 a 3 anos, pesam de 30 a 45 gramas. São animais calmos, porém com temperamento mais nervoso do que outros roedores. Por isso, devem ser manipulados com cautela e colocados em uma mesma gaiola ainda jovens. Quando colocados juntos já adultos, tendem a brigar. Eles têm comportamento noturno e passam a maior parte do dia em esconderijos, essenciais dentro da gaiola para que se sintam confortáveis. Estes animaizinhos diminutos também são indicados para adultos que gostem de observá-los e interagir com eles com a devida cautela.

Chinchila: é um roedor com expectativa de vida de 15 anos. Pesa em média 800 gramas. Muito ativas, adoram correr, escalar e saltar. São excelentes companhias para crianças, pois se tornam muito dóceis, em momentos de supervisão se adaptam bem inclusive ao convívio com cães e gatos. Interagem com humanos em brincadeiras e afeto.

Porquinho da Índia: Expectativa de vida de 4 a 8 anos, pesam entre 600 gramas e 1kg. Não gostam de ficar sozinhos, então o ideal é ter pelo menos 2 animais. Também não devemos colocar mais de 1 macho por gaiola, para evitar brigas. Os exemplares de pelagem longa necessitam ser escovados regularmente. Se construída uma relação de confiança, podem passar horas no colo recebendo e dando carinho.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.