Portal Melhores Amigos | Quais os benefícios de criar aves
4665
single,single-post,postid-4665,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Quais os benefícios de criar aves

06_Set

04 set Quais os benefícios de criar aves

O isolamento social estimulou mudanças de hábitos em muitas casas. Com home office, muitas pessoas decidiram começar a criar um animal de estimação. Com mais tempo em casa, e tempo para se adaptar a um novo ser na rotina, existem muitas opções para receber um novo morador em casa. Cães e gatos são mais conhecidos, mas que tal se aventurar em uma nova possibilidade? Criar aves é simples e existem muitos benefícios psicológicos para o tutor.

Para escolher a ave ideal para a casa, é preciso ficar atento às características da ave e do espaço em que mora, explica Otávio Machado Barbosa, diretor técnico veterinário da FOB (Federação Ornitológica do Brasil), uma das entidades apoiadoras da Campanha Criador Legal da Abinpet.

 

Os espaços destinados à criação de aves devem atender principalmente o tamanho, espécie e a quantidade de aves que se pretende criar. “Hoje em dia temos tecnologia, tanto física (utensílios, gaiolas, viveiros), quanto nutricionais (alimentos específicos para cada espécie, desenvolvidos por empresas especializadas) que nos proporcionam grande seguridade na criação de aves em ambiente fechado”, explica.

 

O veterinário acrescenta que o ambiente deve ser sempre arejado, com boa iluminação e que proporcione qualidade de vida e bem estar animal. A criação de pássaros ornamentais é uma prática que pode envolver toda a família e proporcionar qualidade de vida e bem estar humano.

 

A vida do tutor muda ao começar a cuidar de uma ave

 

De acordo com Cláudia Fernanda Canhaci, psicóloga especialista em Clínica e Terapia Cognitiva Comportamental, são muitos os benefícios em ter pássaro em casa. Começa pela responsabilidade diária de um tutor. Esse movimento de perceber as necessidades básicas do pet proporciona uma atividade saudável ao físico e à mente.

 

“Os pássaros ajudam a canalizar as emoções negativas para algo positivo e dar um novo sentido a situações vivenciadas, ajudando na socialização, superação de sentimentos de solidão e isolamento. Com isso, há uma diminuição das possibilidades de desenvolvimento de algumas enfermidades, como depressão e a demência senil em tutores mais idosos”, explica a psicóloga.

 

A vida do tutor de pet muda, e muda para melhor. As necessidades básicas do pássaro ajudam a desenvolver uma rotina produtiva e saudável, reduzindo o estresse ansiedade. “O vínculo é criado de uma maneira natural e, de acordo com as necessidades do pássaro, o tutor cuida e o pássaro retribui com o canto, reprodução, nascimento de novos pássaros e todo esse processo constrói uma troca saudável, onde causa no tutor um encantamento”

 

Pássaros podem ajudar no desenvolvimento de crianças

 

As vantagens não param por aí. Aves em casa podem ajudar a melhorar a relação das crianças com eletrônicos, ansiedade e produtividade. “Como psicóloga infantil, por muitas vezes sugiro aos pais de pacientes ansiosos ou com vícios em eletrônicos adquirir um pássaro para que a criança ou adolescente tenha essa experiência de se responsabilizar e cuidar de um Pet, e o resultado é sempre muito positivo emocionalmente”

 

Isso acontece porque essa dinâmica de cuidar de mais um ser envolve toda a família. Desenvolve-se um sentimento de responsabilidade e empatia, e só há consequências positivas com as mudanças proporcionadas.

 

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.