Portal Melhores Amigos | Por que ter aquários em escritórios?
2635
single,single-post,postid-2635,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Por que ter aquários em escritórios?

peixe-aquario_DOMINIO-PUBLICO

10 mar Por que ter aquários em escritórios?

Peixes são animais lindos e escolhas populares de pets no Brasil. É hipnotizante ficar admirando um aquário sereno, apenas observando os animais nadando de um lado para outro tranquilamente. Este hábito pode trazer diversos benefícios para os humanos e, por isso, leva muitas empresas a adotar os aquários como parte de seus escritórios.

Um estudo realizado pela American Pet Products Manufacturers Association revelou os muitos benefícios associados à presença de aquários no local de trabalho. O estudo indicou a redução da pressão sanguínea e níveis mais baixos de stress nos funcionários que passaram a contar com peixinhos como companheiros diários.

Ter saúde emocional e física deixa os funcionários mais felizes. Para os chefes, isto resulta em profissionais motivados, o que se reverte em mais criatividade e produtividade no trabalho. De acordo com o estudo, 100% das empresas entrevistadas concordaram que ter um aquário nos seus escritórios relaxa os empregados. Além disso, cerca de 73% relataram um ambiente mais produtivo, e 27% das empresas tiveram uma diminuição na taxa de pessoas faltando o trabalho.

O efeito positivo também se estende aos consultórios médicos. Outro estudo, realizado por especialistas do National Marine Aquarium de Devon, da Universidade de Plymouth e da Universidade de Exeter – todos do Reino Unido -, descobriu que olhar para os peixes nadando reduz a frequência cardíaca. Ela diminui em 3% quando as pessoas simplesmente olham para um tanque vazio. Quando há peixes nadando, essa taxa aumenta, e chega a mais de 7%. Os pesquisadores concluíram que a exposição a este cenário subaquático pode melhorar muito o bem-estar das pessoas e diminuir a ansiedade dos pacientes antes da consulta.

Com tantos benefícios em mente, não podemos esquecer que um aquário é um aquário, não importa o ambiente onde esteja. Os cuidados continuam os mesmos para deixar os peixinhos saudáveis. “Muitas pessoas montam o aquário no escritório e acham que o aquário vai se manter sozinho, sem manutenção. Então começam a perder peixes, ter prejuízos, e eventualmente perdem o interesse pelo aquarismo. É preciso enxergar o aquário como um pet, pois necessita de cuidados, seja do dono ou de alguém contratado para fazê-lo”, adverte Renato Leite Leonardo, médico-veterinário especializado em clínica médica e cirúrgica de animais silvestres e exóticos, responsável pela empresa Doctorfish, em São Paulo.

Para este fim, alguns equipamentos específicos de aquarismo podem ajudar. Um dos mais populares neste caso, segundo Renato, é o comedouro automático. “É um aparelho que alimenta os peixes automaticamente, todo dia. O escritório costuma utilizar este tipo de aparelho porque aos sábados e domingos geralmente não há ninguém no local ajudando a manter o aquário”, explica.

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.