Portal Melhores Amigos | Por que os gatos adoram caixas?
2019
single,single-post,postid-2019,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Por que os gatos adoram caixas?

gato dentro da caixa

06 set Por que os gatos adoram caixas?

Quem tem gatinhos em casa sabe bem o “auê” que toma conta dos felinos quando uma caixa vazia aparece no recinto. E mesmo quem não tem bichanos no lar, já deve ter visto os milhares de vídeos que circulam na internet com cenas de pura expressão de amor gatesco pelos caixotes de papelão.

Então, por que os gatos adoram tanto caixas? Para responder a esta pergunta, vamos por partes, pois existem muitas razões que os levam a curtir uma caixinha.

“Caixas são bons esconderijos: gatos herdaram muitos comportamentos dos seus ancestrais selvagens que eram predadores e, às vezes, presas de outros animais na natureza. Esses predadores tinham que caçar com eficiência e sempre estar em alerta para possíveis ameaças”, revela Fabiana Cecília Cassiano, médica veterinária especializada em medicina felina, da clínica Gattos, de São Paulo.

Segundo a especialista, até hoje, nossos gatos têm o comportamento de dormir superficialmente, sempre com as orelhas atentas aos sons do ambiente. Estão sempre preparados para uma surpresa que exija resposta rápida e, por isso, sentem-se confortáveis e seguros quando acomodados em locais apertados, pois sabem que nada poderá surpreendê-los por trás ou pelas laterais.

“Inclusive, já foi provado cientificamente que gatos com acesso a caixas como ‘esconderijos’ têm menores níveis de hormônios relacionados ao estresse por se sentirem mais seguros e felizes”, conta a médica veterinária.

Gatos, caixas e ciência

Dra. Fabiana refere-se a um estudo que comparou gatos recém-chegados em um novo ambiente e os dividiu em dois grupos: um com caixas disponíveis e outro sem. Durante a pesquisa, o grupo com caixas se familiarizou mais rapidamente com o novo ambiente e seus integrantes felinos se mostraram menos estressados e mais interessados em interagir com humanos.

“Esta descoberta faz sentido porque, para o gato, ficar escondido é uma estratégia comportamental para lidar com mudanças ambientais e estressoras. A caixa, neste contexto, representa um ‘porto seguro’, reduzindo a ansiedade. Além disso, ela pode parecer um ótimo esconderijo para espreitar e surpreender uma presa que se aproxime, ou seja, o gato se sente ‘camuflado’”, explica a especialista.

Aconchego e arranhadores

Além de amenizar o estresse dos bichanos e servir como “trincheira”, as caixas de papelão também são bons arranhadores. “Gatos arranham superfícies não só para desgastar as unhas como também para marcar território. A textura do papelão é bastante atrativa e os gatos gostam de arranhá-lo e furá-lo”, esclarece Dra. Fabiana.

Ainda, a caixa pode servir como uma cama quentinha e aconchegante para os felinos que possuem a temperatura média mais elevada do que a nossa. “Por este motivo, muitos gatos gostam de procurar locais mais aquecidos para se aconchegarem. Como o papelão é um bom isolante térmico, ajuda na preservação do calor corpóreo do gato”, aponta a médica veterinária.

E, claro, para fazer jus ao nível extremo de curiosidade que lhes é natural, os bichanos adoram qualquer coisa nova que esteja no recinto, mesmo que seja uma caixa de papelão se desmantelando. “Quando você traz para casa uma caixa, ele vai adorar explorar e descobrir o novo objeto. Isso faz muito bem à saúde mental do animal”, conta Dra. Fabiana.

Pequenos cuidados e enriquecimento ambiental

Não tem problema os felinos usarem a caixa de papelão como arranhador. O único cuidado que se deve ter é para o gato não ingerir pedaços soltos do papelão (o que costuma ser feito com mais frequência pelos filhotes), pois, se o pedaço for muito grande, poderá causar problemas no estômago ou intestino.

“Porém, destaco que para um gato que vive em ambiente ‘indoor’, ou seja, dentro de casa, o ideal é enriquecer o ambiente de várias maneiras, não somente com caixas de papelão. Também é interessante o uso de arranhadores altos e firmes, arranhadores de painéis presos à parede, prateleiras, brinquedos interativos, entre outros”, orienta a especialista.

Viu como uma simples caixa de papelão que não significa muita coisa para um humano pode ser fonte de felicidade e bem-estar pro seu gatinho?

 

 

Por Paula Soncela

 

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.