Portal Melhores Amigos | Por que os cães comem grama?
2786
single,single-post,postid-2786,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Por que os cães comem grama?

cachorro-grama_DOMINIO-PUBLICO

26 abr Por que os cães comem grama?

Os cães amam comer grama, e alguns gostam tanto que o hábito se torna parte de sua rotina diária. A boa notícia é que a maioria dos especialistas acredita que os donos não devem se preocupar com este comportamento. Mas por que exatamente será que eles se sentem tão atraídos pela grama?

A verdade é que não há uma única resposta para esta pergunta. Carolina Rocha, médica-veterinária mestre em comportamento animal e fundadora da Pet Anjo, ressalta que “não há um consenso único sobre o assunto, e aí acabam se propagando mitos”. O único estudo científico a lidar com esta questão até o momento revelou que quase 70% dos cachorros se alimentavam de grama com alguma frequência. Mas nenhum estudo conseguiu comprovar de vez o porquê deste comportamento tão atípico dos cãezinhos.

É comprovado que esses animais não digerem de fato a grama que comem. “Os cães não têm as enzimas necessárias para quebrar as fibras da grama. Então elas não têm um valor nutricional grande para eles, como teria um vegetal”, explica Carolina. Mas há uma suposição de que elas podem, sim, ajudar a matar parasitas no gastrointestinal. “A fibra vai passar pelo trato intestinal e, como ela está num grande volume pois não foi quebrada, ela se junta aos parasitas. Ela se transforma em uma espécie de bola com elas, ajudando a removê-los do trato gastrointestinal”.

Cachorros que estão com irritação no estômago, gastrite ou algum outro problema no trato gastrointestinal podem ingerir a planta para ajudar a diminuir este desconforto. “Novamente, por ela ocupar muito espaço, gera uma ânsia de vômito. O animal acaba vomitando por causa disso, e se sente melhor no processo”.

A história evolutiva destes animais também pode ter um papel importante neste comportamento. “No passado, os cães se alimentavam de outros animais. Por sua vez, estes outros animais se alimentavam de outras presas, cuja principal fonte de alimentação era a grama, como ratos. É como se os cães tivessem tomado gosto por este tipo de alimento, pois, indiretamente, ele era parte de sua dieta”.

Uma outra teoria tem a ver com animais desnutridos ou com uma dieta desbalanceada. O cão utilizaria a grama para tentar complementar sua dieta e ajudar a ter uma sensação de estômago cheio. Para saciar a fome, mesmo.

Por fim, este comportamento compulsivo, quase como um toque, poderia ser pelo gosto que a grama tem para o cachorro. “O animal gosta de comer grama, e se torna quase um comportamento lúdico.”

Se o seu pet é um dos que vira e mexe está comendo uma grama, alguns cuidados devem ser tomados. É importante prestar atenção no que colocar no quintal ou jardim. Por exemplo, se algum herbicida, fertilizante ou produto que possa ser tóxico ao animal foi utilizado naquele ambiente. Também checar se não há fezes de outros cães no lugar, que podem conter parasitas e infectar o seu cãozinho, caso sejam ingeridas acidentalmente. “Se o dono tem um quintal, por exemplo, e sabe exatamente o que se passa lá, não há nenhum problema em deixar o cachorro comer a grama. Ele até vai se sentir bem”.

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.