Portal Melhores Amigos | Por que os cães adoram tomar banho de sol?
3419
single,single-post,postid-3419,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Por que os cães adoram tomar banho de sol?

irish-setter-2962926_1920

26 jan Por que os cães adoram tomar banho de sol?

A luz direta do sol é importante não só para o funcionamento correto do metabolismo animal, mas também para garantir uma soneca ainda melhor para o seu melhor amigo!

Talvez você já saiba que os cães regulam a temperatura do corpo de forma diferente da nossa, e que por isso, além de não transpirarem, utilizam a respiração para aliviar o calor. Entretanto, quem convive com cachorros já deve ter reparado que eles também não resistem a um bom cochilo no sol, principalmente em dias mais frescos.

Um dos motivos pelos quais eles possuem esse hábito é justamente porque é agradável para os cães esse momento, que os ajuda no aquecimento do corpo, e garante alguns outros benefícios. A luz solar estimula a produção de serotonina, que assim como nos seres humanos, é um hormônio que melhora o humor, e age como uma espécie de antidepressivo. Mas ainda há mais.

“Quando os cães tomam banho de sol, seus corpos conseguem produzir vitamina D, de forma semelhante, mas não idêntica, à maneira dos seres humanos – esclarece o médico-veterinário Carlos David Castro – e é essa vitamina que garante melhor absorção de elementos essenciais à vida do animal, como fósforo e cálcio.

Ou seja, naturalmente, o banho de sol é crucial para o bom desenvolvimento dos filhotes e cães mais velhos. Os mais novos precisam de toda vitamina e elementos como o cálcio e fósforo para desenvolverem bem os seus ossos e músculos. Os cães idosos precisam dessa garantia para não sofrerem com problemas como osteoporose. “É importante frisar que, apesar do auxílio da luz solar, a absorção desses nutrientes, principalmente a vitamina D, é feita em sua maioria através da alimentação, que deve ser balanceada. Preferencialmente, ofereça ao cão uma ração de boa qualidade”. Na natureza, a vitamina D pode ser encontrada, em abundância, em produtos lácteos, óleo de peixes, na gema do ovo, e em óleos de fígado de peixe, bem como na carne desse animal.

Também é importante, no espaço de sua casa ou apartamento, de fato garantir que o cão possa relaxar dentro do alcance da luz solar pelo fato de que esta ajuda a eliminar parasitas que possam estar na pele ou pelo do animal. “Pulgas, ácaros, fungos, bactérias e outros organismos nocivos à saúde do cão e da família não suportam a luz direta do sol. Parece ser instintivo no cão esse comportamento. Além de reforçar a importância dos passeios para o animal, é importante lembrarmos os tutores de que o cachorro não pode ficar preso em um ambiente escuro, sem iluminação. Um local que recebe forte luz solar, durante um longo período, pode ser prejudicial. Ele deve ter a liberdade de se mover para a luz e para a sombra como desejar”.

Já o excesso de sol em dias de temperaturas elevadas pode machucar as “almofadinhas” que o cão possui nas patas. Fique atento à quantidade de sol que seu cão de pelos brancos ou albino está tomando, pois são mais suscetíveis à radiação solar. Nesses casos, é recomendável procurar um protetor solar para cães.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.