Portal Melhores Amigos | Por que algumas aves comem seus ovos?
Bichinhos que quebram ou comem seus próprios ovos. Apesar da gravidade, a questão pode ser resolvida com mudanças na alimentação e até no ambiente. Entenda os motivos que levam o pet a ter esse comportamento e como contorná-lo.
1581
single,single-post,postid-1581,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Por que algumas aves comem seus ovos?

ovo ave

20 mai Por que algumas aves comem seus ovos?

Criadores de aves, como as populares calopsitas, podem se deparar com um problema sério: bichinhos que quebram ou comem seus próprios ovos. Apesar da gravidade, a questão pode ser resolvida com mudanças na alimentação e até no ambiente. Entenda os motivos que levam o pet a ter esse comportamento e como contorná-lo.

Alimentação

O primeiro ponto a se checar quando o problema aparece é a alimentação. Chocar ovos demanda muita energia e, caso a ave não esteja bem nutrida, pode vir a comer seus próprios ovos na tentativa de suprir esta carência. “Muitas pessoas pensam que aves comem apenas sementes, mas isso não é verdade. Aves precisam de proteína, minerais e vitaminas que as sementes não têm”, afirma o veterinário Andreas Lobmaier da clínica especializada Consultório de Aves.

A água é outro item importante. Caso esteja contaminada ou com mau cheiro, pode levar o animal a consumir a clara dos próprios ovos.

Estresse

As condições ambientais influenciam o comportamento de todo animal, segundo Lobmaier. Uma gaiola com localização imprópria, falta de espaço ou mesmo a superlotação de viveiros podem ser motivos de grande estresse, que leva à quebra dos ovos. Para evitar o problema, é importante adquirir gaiolas específicas para cada espécie e prestar atenção redobrada quando o espaço for dividido por mais de uma ave. É essencial para seu bem-estar que cada animal tenha espaço suficiente, destaca o veterinário.

Macho e fêmea na mesma gaiola

No caso de haver macho e fêmea na mesma gaiola, é importante verificar quem está quebrando os ovos. Caso seja o macho, separá-lo da fêmea já será o suficiente, aconselha o especialista. Se for a fêmea, siga as outras dicas listadas neste texto ou procure um veterinário.

Ataque o problema de frente

Depois de ler até aqui, você já percebeu que a quebra dos ovos pode representar, na verdade, um pedido de socorro dos nossos amiguinhos alados. Entender o que está errado e fazer as mudanças necessárias, muitas vezes, não é um trabalho dos mais fáceis para pessoas que amam seus bichinhos. Por isso, o mais recomendado é procurar um veterinário especialista em aves que vai poder indicar mudanças na alimentação e até suplementos para que o animal sinta-se melhor e não volte a apresentar o comportamento indesejado.

 

Glísia de Souza
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.