Portal Melhores Amigos | Peixe Limpa-vidro: pet companheiro na hora da faxina
830
single,single-post,postid-830,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Peixe Limpa-vidro: pet companheiro na hora da faxina

peixe_limpa_vidro

15 set Peixe Limpa-vidro: pet companheiro na hora da faxina

Você já deve ter reparado que, na maioria dos aquários, enquanto algumas espécies nadam e se movimentam pelo ambiente, sempre tem um peixinho de boca colada na parede envidraçada, com cara de concentração. Este é o famoso peixe Limpa-vidro!

“Eles são da família dos cascudos e possuem características muito próprias, como as ventosas que se encontram na região da cavidade oral. Essas ventosas possibilitam que estes pequenos peixinhos fiquem grudados nos vidros, auxiliando na limpeza quando ocorre o aparecimento de algas verdes”, explica Renato Leite Leonardo, médico veterinário especializado em clinica médica e cirúrgica de animais silvestres e exóticos, responsável pela empresa Doctorfish, em São Paulo.

Além de ser um faxineiro nato, o Limpa-vidro é um peixe “de boa”, que se dá bem com todo mundo. “São peixes extremamente pacíficos e não oferecem qualquer tipo de problemas em relação à agressão a outros peixes. Porém, quando houver um animal doente no aquário, é necessário isolá-lo, já que ele passa a produzir muco protetor em excesso e pode atrair a curiosidade dos Limpa-vidro. Se isso acontecer, o Limpa-vidro poderá grudar no peixe enfermo, deixando sua pele exposta, possibilitando o aparecimento de lesões cutâneas”, alerta o especialista. Então fique atento para evitar que o Limpa-vidro faça faxina em seus amiguinhos.

Pelo fato de limpar o recinto e ajudar na eliminação das algas verdes, você já deve ter percebido que o Limpa-vidro curte umas plantinhas. “São peixes herbívoros, que necessitam de vegetais na formulação das rações oferecidas. O fato de se alimentarem de vegetais é uma das explicações do porquê eles ajudam na limpeza do aquário. Também é muito importante salientar que os Limpa-vidros podem se alimentar de restos de rações que sobram na alimentação de outros peixes”, esclarece Dr. Renato.

Ou seja, já tá mais do que na hora desta criaturinha ser promovida a gerente do seu aquário, né?

 

 

Por: Paula Soncela
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.