Portal Melhores Amigos | Conheça os peixes de aquário mais populares
2203
single,single-post,postid-2203,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Conheça os peixes de aquário mais populares

aquario-2

25 out Conheça os peixes de aquário mais populares

Peixes embelezam e alegram o ambiente. Se você quer dar os primeiros passos para montar um aquário, Felipe Weber, consultor da Empresa Aruanã e engenheiro de aquicultura, dá algumas dicas e destaca os peixes mais populares. Mãos à obra!

Segundo Weber, não há estatísticas no mercado que indiquem as espécies mais vendidas. Não são todas as espécies que são facilmente encontradas nas lojas também. Apesar de o Brasil ser um grande exportador de peixes ornamentais, é mais atrativo para as empresas que trabalham com captura de peixes ornamentais trabalharem com o mercado externo.  Entre os peixes mais comuns para compor aquários domésticos estão o betta, lebistes, acará bandeira, acará disco, cardinal, kinguios e carpas, esses dois últimos bastante procurados para lagos de paisagismo também.

Uma dica importante de Weber é que não existe “receita de bolo” para cuidar do peixe. O ideal, aconselha ele, é informar-se no local de compra sobre as características da espécie adquirida, como temperatura, tipo de alimentação, e redobrar o cuidado na aclimatação do peixe no aquário, ficando atento a que outras espécies ele pode conviver na hora de compor o aquário e se o mesmo é indicado para aquele tamanho do aquário.

Para as pessoas que já têm um aquário, Weber recomenda um cuidado especial na compra de um novo peixe.  “Quando compramos um peixe novo, muitas vezes não temos conhecimento da origem do mesmo e do estado de saúde dele. É bom deixá-lo em um aquário de quarentena, com as mesmas condições do aquário para o qual ele será colocado”. O aquário de quarentena é um aquário menor, onde o peixe deve ficar por, pelo menos, sete dias. Se não houver nenhuma manifestação de enfermidades, ele pode ser transferido para o aquário definitivo. Essa é uma maneira de preservar os demais peixes do aquário também.

Para aquários maiores e lagos de paisagismo, as carpas são bastante procuradas. A origem da espécie é asiática e Weber destaca que ela também é considerada símbolo de nobreza na Ásia. Os lebistes, também conhecidos como gruppy, têm uma infinidade de variedades e cores. Há campeonatos de lebistes mundo afora.

O betta é um peixe resistente que não precisa de oxigênio. Os machos são bonitos. O maior pólo de produção de betas no Brasil é em Muriaé, Minas Gerais. O cardinal, o acará bandeira e o acará disco são peixes nacionais, originários da região Norte do Brasil. No entanto, eles são criados em cativeiros em várias regiões do Brasil e é fácil encontrá-los no mercado nacional.

E aí? Quando começa a preparar o seu aquário?

 

 

Por Ana Carolina Barbosa

 

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.