Portal Melhores Amigos | O que perguntar ao Vet na 1ª consulta do gatinho?
Saiba o que fazer quando levar seu gatinho ao veterinário.
1394
single,single-post,postid-1394,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

O que perguntar ao Vet na 1ª consulta do gatinho?

gato_consulta_veterinario

28 mar O que perguntar ao Vet na 1ª consulta do gatinho?

Por seu perfil mais “independente” e por se adaptar bem a espaços pequenos, o gato tem se tornado o animal de estimação preferido de muita gente. Mesmo assim, muitos podem ter dúvidas na hora de lidar com os felinos pela primeira vez.

Depois de receber seu filhote e enchê-lo de carinho, é hora de levar o pequeno ao veterinário. Confira abaixo quais perguntas você não pode deixar de fazer na primeira consulta.

Qual é o peso do meu gato?

Certamente, uma das primeiras coisas que o Vet vai fazer é pesar seu gatinho e anotar o peso na ficha do pet. Isto é importante para vocês acompanharem o crescimento e a saúde do felino.

Qual alimento é melhor para meu gato? Em qual quantidade?

Existem diversos tipo de ração. Algumas, inclusive, são especiais para gatos filhotes, pois atendem às suas necessidades nutricionais. Converse com o veterinário para saber qual é a mais indicada para o seu gatinho.

Já a quantidade vai depender de muitos fatores, como a idade do bicho, seu nível de atividade e a rotina dos donos.

Quais vacinas meu gato já tomou e de quais ele precisa?

Se o seu gatinho já tem uma carteirinha de vacinação, leve-a com vocês na consulta. Dessa forma, o veterinário vai saber quais vacinas seu pet já tomou e quais ele ainda deve tomar.

Mas, se seu amigo felino não tiver esse documento, não tem problema. A clínica veterinária vai fazer um para vocês. Se possível, informe-se se ele já tomou alguma vacina antes de chegar até você. Caso você não saiba ou a resposta seja “nenhuma”, o tratamento será feito “do zero”.

Não se esqueça de conversar sobre vermifugação. Existem vários tipos e cada caso é um caso.

Como introduzir meu gato ao novo ambiente?

Essa pergunta é importante. Conte ao veterinário sobre sua casa e sua família. O gatinho vai conviver com crianças pequenas, idosos ou gestantes? Você mora em casa ou apartamento? Informe se há outros animais, quais são e qual é o comportamento deles.

Baseado nessas informações, o veterinário vai ensinar a melhor maneira de fazer seu novo amiguinho se adaptar bem ao seu novo lar.

Como meu gato vai fazer suas necessidades?

Existem no mercado diversas opções de areias higiênicas e liteiras. Pergunte ao veterinário quais são mais adequadas à sua rotina e à sua casa. Enquanto a consulta não chega, confira algumas informações importantes aqui.

Devo dar banho em meu gato filhote? Como?

Nem sempre isto é indicado. Converse com o especialista e peça para que ele ou ela ensine como e quando fazer isso. Você também pode contar com a ajuda de profissionais nos pet shops.

Como cuidar das unhas e dos pelos do meu gato?

Quanto às unhas, saiba que elas podem dar algum trabalho. O veterinário pode ensinar como apará-las da maneira correta, mas, como isto é um pouco complicado, muitas pessoas preferem levar o animalzinho para fazer isto no pet shop.

O cuidado com pelos vai depender das características do seu gato. Animais de pelo longo precisam ser escovados com maior frequência, já os de pelo curto requerem menos atenção. Pergunte ao veterinário o que é melhor para o seu pet.

Agora que você já está sabendo o que perguntar ao Vet, leve seu pet a alguém que você conheça e confie. Se necessário, peça indicações aos amigos. E boa consulta!

 

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.