Portal Melhores Amigos | O que fazer se meu cachorro tem alergia alimentar?
3236
single,single-post,postid-3236,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

O que fazer se meu cachorro tem alergia alimentar?

alimentação_DOMINIO-PUBLICO

29 set O que fazer se meu cachorro tem alergia alimentar?

Uma alimentação de qualidade é um dos fatores mais importantes para o bem-estar dos animais de estimação. Mas e quando o pet tem alergia alimentar? Também conhecida como hipersensibilidade alimentar, esse tipo de doença atinge cerca de 10% dos cães alérgicos, principalmente de raças como Cocker Spaniel, Border Collie, Labrador, Schnauzer, Shar Pei, Poodle, West Highland, Lhasa Apso e Dachshund.

Segundo o Dr. Marcelo Quinzani, Diretor Clínico e Médico-Veterinário do Hospital Veterinário Pet Care, a doença se desenvolve quando o animal apresenta reações sensíveis a certos alimentos. “Entre os sintomas estão coceira intensa, normalmente na região da face, orelhas, axila, virilha e entre os dedos. De 10% a 15% dos cães com alergia alimentar podem ocorrer também vômito, diarréia e cólicas”.

Para descobrir se seu pet realmente é alérgico e não intolerante ao alimento, é preciso realizar um teste com o apoio de um médico-veterinário. “A dieta atual é substituída por outra considerada hipoalergênica ou com ingredientes que ele nunca tenha tido contato antes. Esse período de avaliação pode demorar de 10 a 14 semanas”, explica o especialista.

Após a descoberta do alimento causador da alergia, o tratamento é trocar o alimento antigo por outro “hipolaergênico” com o mesmo valor nutricional. No entanto, nem todos os pacientes respondem ao tratamento. Para o controle da coceira, podem ser utilizados anti-histamínicos e outro antialérgicos.

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.