Portal Melhores Amigos | O que é colite e quais são seus tipos?
3633
single,single-post,postid-3633,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

O que é colite e quais são seus tipos?

cat-3062885_1920

18 jun O que é colite e quais são seus tipos?

 

A colite, uma doença inflamatória, é uma preocupação recorrente de tutores com seus gatos. Para entender melhor o que exatamente é esta doença, seu sintomas e o tratamento mais adequado, falamos com a médica veterinária Dóris Halfen.

A doença

Segundo Dóris, a colite afeta o intestino grosso e se divide em dois tipos: aguda e crônica. “Quando agudas podem ocorrer por bactérias, dieta e parasitas. As crônicas ainda são de causa desconhecida. Acredita-se que seja decorrente de uma interação anormal entre o sistema imune e as bactérias intestinais”, explica. “As colites crônicas em cães e gatos são classificadas de acordo com a célula inflamatória predominante. As formas mais comuns são a colites eosinofílica, linfocítica-plasmocítica e granulomatosa, também conhecida como ulcerativa”, completa.

Os sintomas

Segundo a médica veterinária, esta é a lista mais comum de sintomas da colite:

  • diarreia
  • hematoquezia
  • muco nas fezes
  • tenesmo
  • disquezia.
  • anorexia

O tratamento

Três fatores entram em jogo na hora de tratar a colite, segundo Dóris. “Antibiótico, anti-inflamatório e dieta. O antibiótico é muitas vezes recomendado nas colites crônicas, especialmente na ulcerativa, e anti-inflamatóriso derivados da mesalamina nas colites crônicas tem apresentado bons resultados”, explica. “O manejo dietético recomendado são as dietas hipoalergênicas ou dietas de eliminação”, completa.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.