Portal Melhores Amigos | No calor – ou não – deixe sempre água fresca disponível
3462
single,single-post,postid-3462,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

No calor – ou não – deixe sempre água fresca disponível

dog-2982426_1920

23 fev No calor – ou não – deixe sempre água fresca disponível

Evitar sérios problemas de saúde em seu cachorro pode depender de medidas muito simples. Em dias muito quentes, não faz mal oferecer um picolé simples de preparar!

 

Da redação

 

Você pode evitar quadros graves em seu cãozinho – como desidratação, problemas renais, constipação e efeitos de intermação* – com uma medida simples: mantendo água fresca e limpa à vontade para ele tomar.

De acordo com a médica-veterinária Drª Mariana Buck, do Hospital Veterinário Santa Inês, a água deve ficar sempre disponível para o pet. “Sabemos que cães adultos ingerem em média 50 mL por quilo, diariamente, mas essa não é uma regra fixa, pois temos variações para mais ou para menos”. Além disso, vale a pena oferecer água mineral ou filtrada. A água da torneira pode transmitir parasitas ou protozoários.

Uma vez que a água fresca esteja no recipiente, é só manter o potinho limpo, procurando trocar a água duas vezes por dia. Mas o que fazer se o pet não gosta de beber água ali, e acaba procurando outro recipiente com água disponível (o que muitas vezes acaba sendo o vaso sanitário)? Em primeiro lugar, quem tem animal em casa deve se lembrar de manter a tampa do vaso fechada. E, se ele recusa o potinho de água, oferecer uma alternativa como as fontes para pets.

Durante o verão e dias mais quentes, também é uma boa ideia tomar outros cuidados que vão além da água, pois o cão precisa conseguir se refrescar, tendo um local à sombra fresca. Os horários de passeio também devem ser observados. “É melhor levá-lo para passear no começo da manhã, ou à noite”. O asfalto muito quente pode inclusive queimar as patinhas. A médica-veterinária também dá outra dica: bata no liquidificador melão ou melancia, com água e sem açúcar, e congele o suco para oferecer picolés para refrescar seu melhor amigo.

*A intermação é um quadro grave, causado por excesso de calor, no qual o corpo não consegue se resfriar. É semelhante, mas mais profundo, do que a insolação. Pode levar a quadros musculares, pulmonares, cardíacos e até hemorragias.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.