Portal Melhores Amigos | Mundo aquático: conheça o charmoso Acará-disco
2244
single,single-post,postid-2244,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Mundo aquático: conheça o charmoso Acará-disco

acara-disco

07 nov Mundo aquático: conheça o charmoso Acará-disco

Não é só na loja de música que você encontra discos… é possível encontrá-los no rio também, sabia? Mas esta versão aquática da qual estamos falando, não é de tocar na vitrola; trata-se do charmoso peixinho Acará-disco!

Origem

Conhecido cientificamente como Symphysodon discus, o Acará-disco é um ser brasuca de nascença, que habita a bacia amazonense do famoso Rio Solimões e das águas doces do Rio Abacaxis e Trombetas. Alguns exemplares da classificação aequifasciatus também podem ser encontrados em outras regiões sul-americanas da Colômbia, Peru, Guiana e Suriname.

Principais características

São peixes que podem atingir até 15 centímetros de tamanho na natureza – quando criados domesticamente costumam ser menores. Podem apresentar as mais variadas cores, desde vermelho vibrante e tons de azul-escuro até um amarelinho leve, quase transparente.

Seu formato singular serviu de inspiração para seu nome de batismo, já que seu corpinho arredondado se assemelha muito a um disco. Outra característica marcante da espécie é a presença de uma listra vertical no meio do corpo e na área dos olhos.

Temperamento

São animaizinhos bem tranquilos que preferem viver em águas calmas e pouco profundas. Justamente por serem peixes extremamente pacíficos, devem ser mantidos com espécies igualmente pacatas – caso contrário, sofrerão com estresse e poderão até virar presas de outros peixes.

Alimentação

Na hora da comida, não tem tempo ruim para os Acarás-disco que são onívoros e comem de tudo um pouco – artêmias, granulados, flocos e até mesmo patês à base de coração de boi. Quando filhotes,devem receber maior aporte proteico para se desenvolverem de maneira saudável.

Cuidados

A temperatura ideal para o bem-estar de um Acará-disco é de 27°C, podendo variar de 26°C a 30°C. Além disso, a água deve ser pura, com pH entre 4,2 e 6,5  e apresentar menos de 30 miligramas de carbonato de cálcio (CaCO3) por litro.

É importante estar ciente de que o escurecimento da pele do Acará-disco é sinal de que algo não vai bem e seu peixinho pode estar sofrendo de problemas digestivos e até doenças fúngicas. Quando isso acontecer, consulte um especialista para tratar seu cardume o quanto antes.

Portanto, promova o monitoramento constante dos parâmetros do seu aquário e observe diariamente a aparência e comportamento dos seus Acarás-disco que tudo vai dar certo.

Por Paula Soncela
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.