Portal Melhores Amigos | Motivos para seu gato fazer xixi fora da caixa de areia
4309
single,single-post,postid-4309,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Motivos para seu gato fazer xixi fora da caixa de areia

16_Out

30 set Motivos para seu gato fazer xixi fora da caixa de areia

De repente seu gato resolveu se rebelar e não usar mais a caixinha de areia? Não pense que seu gato ficou mal educado do dia para a noite. Gatos preferem fazer xixi e cocô em locais que tenham areia ou terra. Se mudam esse comportamento, é preciso ficar alerta pois algo pode estar errado, afirma o adestrador Joaquim Ferraz.

“Se seu gato já for velhinho, tiver dor nas articulações ou nos membros, pode ser que ele tenha dificuldade para entrar ou sair da caixa de areia, preferindo fazer nos lugares que forem de mais fácil acesso para ele”, explica Ferraz. “Mas também podem ocorrer doenças que afetam o trato urinário que provoca urgência no gato em fazer xixi e não consiga chegar a tempo na caixinha. Ou pode ser que ele não esteja conseguindo controlar quando faz ou não xixi. São casos urgentes e que devem ser tratados imediatamente”.

Ferraz lembra ainda que o problema pode ser do ambiente. “Preste atenção se a caixa de areia não está suja. Gatos são animais limpos e que gostam das coisas sempre limpas. Não deixe que fezes e urina se acumulem ali dentro, recolha sempre que necessário”.

O adestrador alerta para não se limpar a caixa de areia com produtos de limpeza que deixem cheiro forte. “Os gatos não gostam, e podem evitar usa-la por conta disso”. “Veja também se a caixa não está em um local de difícil acesso para ele. Lembre-se que gatos mais velhos ou doentes podem ter dificuldade para se locomover ou para subir e descer escadas. Deixe a caixa em um local que ele consiga chegar facilmente”, diz.

Caixas de areia em locais muito movimentados, com som muito alto, ou com alguma outra coisa que possa incomodar o gato enquanto estiver utilizando pode fazer com que ele evite essa área.

Se nada disso estiver ocorrendo, Ferraz afirma que o problema pode ser comportamental.  “O gato pode estar estressado e urinar em outros locais da casa faz com que seu estresse diminua”. “Já, se no local houver vários gatos é provável que o gato dominante não esteja deixando os outros usarem a caixa de areia”, diz o adestrador. “O recomendado é que se deixe mais de uma caixa de areia disponível pela casa”.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.