Portal Melhores Amigos | Labrador pode ser ótimo terapeuta, mas precisa de muito treinamento
3018
single,single-post,postid-3018,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Labrador pode ser ótimo terapeuta, mas precisa de muito treinamento

Labrador_02

17 jul Labrador pode ser ótimo terapeuta, mas precisa de muito treinamento

Ele é sociável, fiel ao dono, fácil de ser treinado, inteligente, amável com toda a família e com os outros bichos da casa. Com todos esses predicados, o Labrador é ótimo candidato para terapias assistidas diversas, mas precisa ser muito bem treinado para isso.

A superintendente técnica da ONG Patas Therapeutas (http://patastherapeutas.org/), Silvana Fedeli Prado, lembra que os Labradores são excelentes cães guias e auxiliam pessoas com mobilidade reduzida. Contudo, têm muita energia para gastar e, portanto, é importante passear diariamente com o animal, fazendo-o se movimentar e ter contato com outros bichos. “A princípio, não é um cão recomendado para terapia com idosos ou cadeirantes”, afirma Silvana.

Antes de o Labrador auxiliar na terapia assistida, ele precisa necessariamente ser castrado e ter o adestramento básico, recomenda a especialista. Ainda que seu temperamento seja naturalmente agitado, a ONG trabalha com Labradores que estão acostumados a “se comportar” em ambientes como hospitais, mas precisaram de tempo e paciência para conseguirem se adaptar a trabalhar com idosos e crianças. “Depende muito para quê e para quem o cão vai ser utilizado, daí a importância da escolha e do tipo de treinamento”.

Ela lembra ainda que é fundamental saber a procedência do Labrador antes de torná-lo “terapeuta”, buscando informações sobre a linhagem e até realizar testes específicos antes de adquirir um. Por fim, Silvana afirma que o segredo é tratar o Labrador com o equilíbrio condizente com o tipo de temperamento dele, como todo pet, ou seja, permitir que ele gaste energia no seu tempo, pois certamente ele irá se comportar bem quando for preciso.

Da Redação

 

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.