Portal Melhores Amigos | Kukur Tihar é a festa de agradecimento pela amizade da cachorrada
1873
single,single-post,postid-1873,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Kukur Tihar é a festa de agradecimento pela amizade da cachorrada

kukutihar-cachorro

01 ago Kukur Tihar é a festa de agradecimento pela amizade da cachorrada

Imagine o cenário: só as cachorras, os cachorros e uma grande festa acontecendo. Não, não estamos falando de um baile funk, mas sim, do Kukur Tihar, o festival nepalês que homenageia os cães e celebra a amizade entre nós e nossos amigos caninos.

O evento também pode ser chamado de Khichã Pujã e acontece no segundo dia do Tihar, uma festa religiosa hindu mais conhecida como Festival das Luzes, que ocorre todo ano durante cinco dias do outono no Nepal.

Para celebrar a existência dos cães e agradecer sua lealdade aos seres humanos, os animais são marcados com um tipo de pozinho vermelho (não tóxico) para representar sua santidade e rolam oferendas de guirlandas, alimentos e flores para os cãezinhos – o visual fica tão colorido quanto em um Holi Festival das Cores, outro festival indiano que celebra o início da primavera, só que com muito menos patas e pelos.

Na mitologia hindu, acredita-se que os cães são mensageiros do Lorde Yamaraj, o Deus da Morte, citado como aquele que ajudou a humanidade a encontrar um lugar para morar e o primeiro mortal que morreu e achou o caminho para o “mundo” celestial. Dá para entender o porquê de tanta veneração aos “catioros”, né?

Além dos peludos canídeos, outros bichos que ocupam papéis importantes nos mitos hindus fazem parte da celebração, como os corvos no Kaag Tihar – primeiro dia do festival – e as vacas no Gai Tihar – terceiro dia do evento. Dependendo da cultura local, os bois também podem ter seu dia de estrela.

O fato é que, independente da religião, de ser ocidental ou oriental, todo dia é dia de agradecer a existência dos animais, celebrar e venerar os cães, gatos, aves, lagartos e todos os bichinhos deste universo. Afinal, o que seria de nós sem eles, né? <3

Por Paula Soncela
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.