Portal Melhores Amigos | Gestos e lambidas: como cães expressam carinho
336
single,single-post,postid-336,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Gestos e lambidas: como cães expressam carinho

1203_destaque

12 mar Gestos e lambidas: como cães expressam carinho

Quem tem cachorros sabe como é o ritual de chegar em casa: uma grande festa, com direito a lambidas carinhosas e rabinhos abanando. Mesmo não podendo expressar-se em palavras, cães conseguem comunicar-se conosco através de gestos, mas as formas de demonstrar amor podem não ser tão claras para nós.

No geral, os sinais não verbais usados por cães são os mesmos entre todas as raças, mas é importante estar sempre atento, pois podem variar de acordo com cada animal. Alguns, por exemplo, mostram-se relaxados abrindo a boca e deixando a língua cair. Outros abanam o rabo suavemente.

A cauda, aliás, é a principal forma de expressar diversas emoções à distância, como medo e felicidade. A diferença está na intensidade e na forma do movimento. Se o rabo inteiro movimenta-se de um lado ao outro, em uma oscilação relaxada, é sinal de muita alegria. Aproveite e retribua com uma bela coçada atrás das orelhas para agradecer.

Já as lambidas são o equivalente canino ao beijo e expressam amor e gratidão. Os cachorros só lambem quem é muito querido. Por isso, uma bochecha melada é uma das maiores demonstrações de que seu cão te ama incondicionalmente.

Cães também demonstram seu afeto seguindo seu dono. Pets que não largam do pé do tutor querem deixar claro duas coisas: quem eles consideram como líder da matilha e que adoram estar em sua companhia. Outro indicativo é o ato de deitar-se no chão e expor a barriga. Por ser o ponto mais vulnerável do corpo, os cães só exibem essa parte para quem eles confiam e para quem eles sabem que retribuirá com carinhos.

Há também aqueles gestos que podem ser confundidos com bagunça ou indisciplina, como pular nas pessoas, por exemplo. Esta é a forma do animal alcançar o rosto para lambê-lo. Ou seja, uma forma brincalhona de receber a família. Outro gesto que geralmente causa desconforto é o ato de cheirar a virilha, especialmente das visitas. Mas saiba que este é apenas o jeito do bichinho dizer “olá”.

 

 

Por: Paula Saldanha
Nenhum Comentário

Postar um comentário