Portal Melhores Amigos | Gato assustado tem medo da caixinha
2268
single,single-post,postid-2268,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Gato assustado tem medo da caixinha

gato-filhote

16 nov Gato assustado tem medo da caixinha

Os gatos naturalmente procuram a caixa de areia para fazer suas necessidades. Aqui no Portal Melhores Amigos você já aprendeu a montar a caixinha ideal para seu bichano – mas, o que fazer quando após aprender corretamente o local para sua hora do banheiro, o gato passa a recusar a caixinha?

Uma das primeiras coisas que precisamos ter em mente é que, como um predador nato, o gato sempre procura eliminar seus vestígios em um ambiente natural, limpando-se para diminuir seu odor. Por isso, ele procura fazer as mesmas coisas com o que seu corpo elimina. “O gato é um caçador nato e invariavelmente carnívoro. Sendo assim, ele não deve ser notado, pois é um caçador de emboscada! Ele não deve apresentar nenhum tipo de cheiro ou rastro que possa afugentar uma presa”, explica a médica veterinária especialista em felinos Dra. Vanessa Zimbres, da clínica Gato é Gente Boa!.

Ela prossegue explicando que “é natural do gato enterrar suas fezes e urina. E eles vão buscar o local onde façam isso muito bem. Então, podem preferir o quintal, se houver algum disponível. Um dos maiores motivos do gato saudável não usar a caixa de areia é essa alternativa, mas todos os gatos podem ser acostumados a utilizar a caixa. Para isso, deve-se atentar ao melhor tipo de granulado, tipo de caixa e localização, ou seja, o manejo adequado para o gato! Lembre-se: é ele quem escolhe. Mas é preciso ficar atento. O gato pode estar apresentando problemas comportamentais ou até mesmo físicos quando deixa de usar a caixa de areia. A artrose é um exemplo disso. Portanto, se isto estiver acontecendo e ele não buscar outra alternativa, a causa deve ser investigada! ”

“Já no caso dos filhotes, normalmente eles utilizam a caixa de areia sem a necessidade de ensinarmos. Caso isto não ocorra, os motivos podem estar entre a localização da caixa, o tamanho e altura da borda da caixa, e mesmo o tipo de granulado sanitário utilizado. A caixa de areia deve estar localizada em um local tranquilo onde o gato não seja surpreendido. Evite, por exemplo, a lavanderia. Alguns gatos se assustam com o barulho da máquina de lavar e podem evitar o local. Outros animais, mais preguiçosos, podem evitar a caixinha principalmente por estarem mal higienizadas”.

Por isso, além de conhecer e observar bem seu animal, é importante que cada caso seja estudado individualmente. Qualquer mudança de comportamento deve ser analisada por um veterinário.

 

 

Por André Spera
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.