Gato assustado tem medo da caixinha

Os gatos naturalmente procuram a caixa de areia para fazer suas necessidades. Aqui no Portal Melhores Amigos você já aprendeu a montar a caixinha ideal para seu bichano – mas, o que fazer quando após aprender corretamente o local para sua hora do banheiro, o gato passa a recusar a caixinha?

Uma das primeiras coisas que precisamos ter em mente é que, como um predador nato, o gato sempre procura eliminar seus vestígios em um ambiente natural, limpando-se para diminuir seu odor. Por isso, ele procura fazer as mesmas coisas com o que seu corpo elimina. “O gato é um caçador nato e invariavelmente carnívoro. Sendo assim, ele não deve ser notado, pois é um caçador de emboscada! Ele não deve apresentar nenhum tipo de cheiro ou rastro que possa afugentar uma presa”, explica a médica veterinária especialista em felinos Dra. Vanessa Zimbres, da clínica Gato é Gente Boa!.

Ela prossegue explicando que “é natural do gato enterrar suas fezes e urina. E eles vão buscar o local onde façam isso muito bem. Então, podem preferir o quintal, se houver algum disponível. Um dos maiores motivos do gato saudável não usar a caixa de areia é essa alternativa, mas todos os gatos podem ser acostumados a utilizar a caixa. Para isso, deve-se atentar ao melhor tipo de granulado, tipo de caixa e localização, ou seja, o manejo adequado para o gato! Lembre-se: é ele quem escolhe. Mas é preciso ficar atento. O gato pode estar apresentando problemas comportamentais ou até mesmo físicos quando deixa de usar a caixa de areia. A artrose é um exemplo disso. Portanto, se isto estiver acontecendo e ele não buscar outra alternativa, a causa deve ser investigada! ”

“Já no caso dos filhotes, normalmente eles utilizam a caixa de areia sem a necessidade de ensinarmos. Caso isto não ocorra, os motivos podem estar entre a localização da caixa, o tamanho e altura da borda da caixa, e mesmo o tipo de granulado sanitário utilizado. A caixa de areia deve estar localizada em um local tranquilo onde o gato não seja surpreendido. Evite, por exemplo, a lavanderia. Alguns gatos se assustam com o barulho da máquina de lavar e podem evitar o local. Outros animais, mais preguiçosos, podem evitar a caixinha principalmente por estarem mal higienizadas”.

Por isso, além de conhecer e observar bem seu animal, é importante que cada caso seja estudado individualmente. Qualquer mudança de comportamento deve ser analisada por um veterinário.

 

 

Por André Spera
Veja Também