Portal Melhores Amigos | Fofas e peludinhas: tudo sobre a chinchila
392
single,single-post,postid-392,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Fofas e peludinhas: tudo sobre a chinchila

0904_destaque

09 abr Fofas e peludinhas: tudo sobre a chinchila

Elas são fofinhas, espertas e muito simpáticas. Originárias dos Andes, as chinchilas conquistaram o coração de muitas famílias no Brasil. São indicadas para quem quer um bichinho de estimação de baixa manutenção, dócil, inteligente e brincalhão.

Por seu hábito noturno, a chinchila dorme a maior parte do dia e fica ativa ao fim da tarde e à noite. Isso faz dela uma ótima companhia para quem trabalha ou estuda o dia inteiro. Também é muito carinhosa, aprende truques simples e, muitas vezes, até atende pelo nome.

Para ter uma chinchila é imprescindível ter uma gaiola própria, com vários níveis, pois o bichinho gosta de saltar. A gaiola deve ser limpa ao menos uma vez por semana, forrada de jornal ou serragem. O pet deve ter sempre água fresca e limpa à sua disposição.

A alimentação é simples: recomenda-se cerca de 30g por dia de ração peletizada especial, que contém tudo que o bichinho precisa. Claro que algumas guloseimas como uvas passas, frutas secas e muita alfafa seca são bastante apreciadas. Só cuidado para não exagerar na dose, pois a chinchila tem o intestino sensível a mudanças bruscas de alimentação. E, ao contrário de outros roedores, chinchilas não são adaptadas a comer frutas e verduras frescas, portanto, converse com um especialista antes.

Além disso, a chinchila é um pet limpo e que não precisa de vacinas. Ela também toma banho por conta própria em uma banheira especial com um pouco de carbonato de cálcio. Por causa de seu pelo denso, não deve ser molhada nunca, sob risco de criar fungos. Assim sendo, o pó de banho é o único item necessário para a limpeza do bichinho e para manter seus pelos sempre macios e brilhantes. Uma dica é comprar banheiras fechadas, para que o pó fino não se espalhe pelo ambiente, e deixá-la somente 10 minutos dentro da gaiola todas as manhãs.

Chinchilas também costumam se dar bem com outros animais, como gatos e cachorros, dependendo do temperamento deles. Uma vez por dia, pelo menos, é importante deixá-la sair da gaiola para se exercitar e explorar a casa, mas sempre com supervisão do dono. Chinchilas são roedores e vão botar os dentinhos em qualquer lugar que consigam.

Não se esqueça de entreter sua chinchila com brinquedos, como tocos de madeira para roer, túneis e espaços para se esconder e dormir, além de balanços e redes. Agora, o que acha de ter um melhor amigo chinchila?

 

 

Por: Paula Saldanha
Nenhum Comentário

Postar um comentário