Portal Melhores Amigos | É verdade que os coelhos precisam comer cenoura?
581
single,single-post,postid-581,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

É verdade que os coelhos precisam comer cenoura?

coelho_cenoura_2406

24 jun É verdade que os coelhos precisam comer cenoura?

Responda com toda a sinceridade: quando você imagina um coelhinho comendo, qual o primeiro alimento que vem à mente? Se é a bendita da cenoura, bem-vindo ao clube. Essa associação entre coelhos e cenouras está tão difundida que já se tornou parte do inconsciente coletivo e virou quase um símbolo universal.

Coelhos e cenouras, macacos e bananas, ratos e queijos não passam de estereótipos criados no mundo do entretenimento – principalmente, em desenhos animados. Inclusive, a “lenda” do coelho comendo cenoura surgiu em 1940, quando o personagem Pernalonga come uma cenourinha imitando uma cena protagonizada por Clark Gable, no filme “Aconteceu Naquela Noite”, de 1934.

Então você deve ou não deve dar cenoura para o seu coelhinho?

O ideal é evitar. Pense nisso: se você alimentar seu pet apenas com cenouras, ele provavelmente morrerá, já que não estará ingerindo os nutrientes necessários para sua sobrevivência e, ainda por cima, se entupirá com os açúcares provenientes desta raiz – o que pode causar diversos problemas dentários no seu bichinho.

Coelhos são herbívoros e, quando estão no seu habitat natural, alimentam-se de folhas e caules. Na natureza, eles não cavam para encontrar alimento – sua dieta na versão “selvagem” não inclui raízes, como batatas e cenouras.

Portanto, a melhor forma de alimentar seu pet é com ração própria para coelhos, folhas e, principalmente, feno. O feno é rico em fibras e, por isso, é um alimento fundamental para o bom funcionamento digestivo dos coelhos. Ele deve estar sempre disponível pro seu bichinho poder mastigá-lo e desgastar os dentes também.

E, se por acaso, você pegar seu orelhudinho comendo o próprio cocô, não se assuste. Coelhos tem o costume de comer suas fezes do tipo “Cecotrofos” para reabsorver os nutrientes e proteger a flora intestinal.

 

 

 

 

Por: Paula Soncela
Nenhum Comentário

Postar um comentário