Portal Melhores Amigos | Dúvida: por que meu gato “afofa” coisas e pessoas?
652
single,single-post,postid-652,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Dúvida: por que meu gato “afofa” coisas e pessoas?

gato_fofa

28 jul Dúvida: por que meu gato “afofa” coisas e pessoas?

Felinos são um verdadeiro enigma para a humanidade. Quando você acha que está começando a entender o comportamento do seu bichano, ele vai lá e faz algo que nunca fez na vida – parece até que é pelo bel-prazer de observar nossas expressões de interrogação.

Existem alguns comportamentos inerentes a (quase) todos os felinos, como o miado, o ronronado e o fofíssimo ato de afofar as coisas com as patinhas. Se você já observou esse talento de massoterapeuta no seu gatinho e se perguntou o que ele quer dizer com isso, temos uma luz para dar.

“Essa é uma típica retenção de um comportamento de filhote nos animais adultos. O filhote tem esse mesmo comportamento nas glândulas mamárias de sua mãe para ajudar na expulsão do leite. Ao domesticarmos essa espécie, alguns destes comportamentos infantis são mantidos no animal adulto e este é um exemplo”, explica Gelson Genaro, professor universitário do Centro Universitário Barão de Mauá, de Ribeirão Preto, especialista em bem-estar felino.

As afofadas felinas fazem parte do conjunto de comportamentos que estão associados a afeto e aspectos positivos. Gelson conta que “o ronronar, a ‘massagem’ descrita logo acima, o vibrar da cauda (quando erguida), esfregar-se no corpo da pessoa conhecida, são todos comportamentos que costumam estar associados a aspectos positivos. Contudo, alguns deles podem também estar associados a outras condições, como o ronronar quando o animal está com determinadas patologias”, conclui o especialista.

 

 

Por: Paula Soncela
Nenhum Comentário

Postar um comentário