Portal Melhores Amigos | Dúvida de Páscoa: chocolate faz muito mal aos cães?
Descubra porque você não deve deixar seu cachorro comer chocolate.
1378
single,single-post,postid-1378,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Dúvida de Páscoa: chocolate faz muito mal aos cães?

cachorro_chocolate_intoxicacao

21 mar Dúvida de Páscoa: chocolate faz muito mal aos cães?

Por mais que a carinha de pidão do seu cachorro quando vê chocolate seja de partir o coração, resista! Uma vez que os cachorros experimentam chocolate, eles sempre vão querer mais. E isso é um problemão para nossos amigos peludos. A seguir, explicamos por que você não pode ceder, jamais.

Segundo a veterinária Dana Farbman, do ASPCA Animal Poison Control Center (em tradução livre, Centro de Controle de Envenenamento Animal), dos Estados Unidos, quando o assunto é cães e chocolate, não existe o argumento “só um pedacinho não fará mal”. O problema é que, quando o cachorro experimenta, sente vontade de comer mais e isso pode acarretar em um cão desesperado por uma oportunidade de comer outros chocolates, sem saber que alguns são mais letais que outros. Quantidades maiores de chocolate podem levar a crises epiléticas em alguns cães e podem matar. Então, olho aberto!

“Ingestão de chocolate é uma das razões mais comuns para donos e veterinários ligarem para o Centro de Controle de Envenenamento Animal. Em geral, o número de casos de ingestão de chocolate aumenta com a proximidade das festas, como Halloween, Páscoa, Natal, Dia dos Namorados e Dia das Mães”, conta Dana.

Mas por que o chocolate é letal? Porque ele contém uma substância chamada teobromina, que é encontrada concentrada no cacau. Esse estimulante aumenta o volume de urina e afeta o sistema nervoso central e o músculo do coração. “A quantidade de teobromina varia pelo tipo de chocolate. É ela que pode matar os cães”, diz a especialista.

Está na dúvida se seu peludo ingeriu mais chocolate do que devia? Você pode reconhecer os sintomas de um cão que comeu uma dose tóxica de chocolate. Nas primeiras horas, ele pode vomitar, ter diarreia ou se mostrar hiperativo. Conforme o tempo passa e a substância é absorvida pelo corpo do animal, você pode observar o aumento de batimentos cardíacos, o que pode levar a arritmia, contrações musculares, hiperatividade e o cão pode ofegar em excesso. Isso tudo pode acarretar em hipertermia, tremores musculares, epilepsia ou mesmo a morte.

“Quanto chocolate é aceitável dar a um cão? A resposta não é simples. É preciso considerar não só a saúde, a idade e o peso do cão, como também o tipo de chocolate, pois a quantidade de teobromina pode variar”, explica Dana.

Melhor não arriscar, concorda? Se quiser agradar seu cãozinho, o chocolate não é o melhor caminho. Aproveite para ler também este post, em que contamos o que mais pode parecer inofensivo – e até delicioso – para você, mas que não é seguro para seu amigão de quatro patas.

 

 

Por: Marina Maciel
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.