Portal Melhores Amigos | Conheça o rouxinol do rio negro
2621
single,single-post,postid-2621,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Conheça o rouxinol do rio negro

rouxinol-do-rio-negro_DOMINIO_PUBLICO

23 fev Conheça o rouxinol do rio negro

O Rouxinol é uma ave linda que existe no mundo todo, principalmente na Ásia. Mas há um tipicamente latino, o Rouxinol do Rio Negro. Encontrado na região da Amazônia, ele vive no Amazonas, na Guiana e na Venezuela.

Este rouxinol é diferente do restante em outros aspectos também, incluindo na aparência física. “A plumagem típica do rouxinol é negra, com a ponta das asas amareladas. Já o do Rio Negro possui uma espécie de capacete dourado na cabeça”, conta a Dra. Magda Izidio de Souza, da Clínica Veterinária Fênix.  Isso acontece tanto no macho quanto na fêmea, que não podem ser diferenciados simplesmente pela aparência.

Para quem está procurando um companheiro que cante bastante, esta é uma ave conhecida pela beleza e frequência de seu canto. Segundo a Dra. Magda, “após o Uirapuru, o canto do Rouxinol é listado como o segundo mais belo do mundo”. O canto dele imita perfeitamente o de outras aves, em especial o sabiá, e o pássaro começa a cantar ainda novinho. “Com oito meses, é possível diferenciar cinco tipos diferentes de canto do Rouxinol do Rio Negro”.

Ele é um onívoro, ou seja, come de tudo: larvas, legumes, frutas e ração balanceada. No entanto, com uma importante observação. “Ele precisa de um reforço na alimentação com larvas de tenébrio, utilizadas principalmente como iscas para pescar. Estas larvas devem ser dadas ao pássaro na época de procriação”, explica a especialista.

Um dos cuidados mais importantes que os donos devem ter ao comprarem a ave é que ela adora viver em casal e não gosta de se misturar a outras aves. “Vai acabar ocasionando brigas, e o rouxinol pode até comer os ovos das outras espécies”.

Na época da reprodução, o Rouxinol do Rio Negro pode ser bem específico. A ave não vai reproduzir em qualquer condição. Ela precisa de um ambiente que imite a natureza. “Se estiver num viveiro, é preciso colocar miniárvores e arbustos altos, por exemplo, para o pássaro fazer seu ninho, no formato parecido com uma taça de ponta cabeça na árvore. Deixe à disposição também bastante líquen, capim barba de bode, grama e mesmo estopa desfiada, para que o pássaro possa utilizá-los no ninho”.

O Rouxinol do Rio Negro deve sempre ser adquirido de um criador autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Magda aconselha procurar um médico-veterinário ao comprar um pássaro da espécie: “ele avaliará toda a condição da ave e passar uma orientação individual. A consulta veterinária é essencial”.

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.