Portal Melhores Amigos | Conheça as frutas permitidas e proibidas para cães e gatos
1766
single,single-post,postid-1766,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Conheça as frutas permitidas e proibidas para cães e gatos

cachorro melancia

13 jul Conheça as frutas permitidas e proibidas para cães e gatos

Como você bem sabe, as frutas são amplamente indicadas para a alimentação humana, sendo uma parte importantíssima na dieta das pessoas. Mas, com cães e gatos, a situação é bem diferente. Historicamente, esses animais viviam na natureza, onde caçavam, e, há milhares de anos, passaram a ser domesticados pelo homem. Assim sendo, a dieta deles é muito diferente (mesmo!) da nossa. As rações disponíveis no mercado costumam satisfazer as necessidades nutricionais desses animais, especialmente as modalidades Premium e Superpremium. Por esses motivos, dar ou não frutas a cães e gatos é uma dúvida frequente de seus tutores. Elas fazem bem? Prejudicam a saúde deles?

Para responder a estas perguntas, conversamos com a Carolina Rocha, médica veterinária e fundadora da Pet Anjo. “A alimentação desses bichos pode incluir frutas, sim. Por terem muitas fibras e vitaminas, são ótimas para a saúde deles”, afirma. Segundo a especialista, as frutas são benéficas para todas as raças de cães e gatos e em todas as idades. Mas, para animais diabéticos, é necessário evitar frutas com muito açúcar. “Além disso, o tutor deve seguir a recomendação do veterinário para restrições alimentares e alergias, especialmente em animais doentes”, diz.

Mas, atenção! Não são todas as frutas que podem ser dadas aos peludos. Algumas são terminantemente proibidas e podem deixar seu pet muito doente. “As uvas, por exemplo, causam lesões renais gravíssimas. Não se sabe ainda qual é a substância tóxica responsável”, explica Carolina. As cerejas contêm cianeto, que pode cortar o transporte de oxigênio celular, e os caquis e algumas frutas cítricas, podem irritar o estômago devido à acidez, e até mesmo causar alterações do sistema nervoso central. Cartão vermelho para elas!

Frutas permitidas

A lista de frutas que fazem bem para seu cãozinho ou gatinho é extensa. Maçãs e peras contêm vitamina A e C, mas o tutor deve retirar o miolo e os caroços, que também contêm o já citado cianeto. As bananas são ricas em potássio, sódio e biotina e têm baixo colesterol. “Mas por terem muito açúcar, devem ser dadas com moderação, mais como um petisco, assim como o morango, que possui bastante vitamina C”, diz Carol. A vitamina C também está presente na melancia, que tem ainda as vitaminas A e B-6 e muita água, sendo uma ótima opção para hidratar o pet no verão. As laranjas também têm vitamina C, mas devem ser dadas em pequenas quantidades devido ao ácido cítrico, e sem a casca. O pêssego possui vitamina A, mas deve ter seu miolo e caroços retirados, do mesmo modo que a manga, rica também em vitaminas B6, C e E. Já o abacaxi possui vários tipos de vitaminas, além de minerais e fibras.

Quer saber mais? Recomendamos a leitura desta reportagem publicada aqui no Portal Melhores Amigos.

 

Caio Ramos
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.