Portal Melhores Amigos | Conheça 9 dicas para deixar seu pet feliz
2559
single,single-post,postid-2559,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Conheça 9 dicas para deixar seu pet feliz

dicas-felicidade-pet_DOMINIO-PUBLICO

10 fev Conheça 9 dicas para deixar seu pet feliz

Animais de estimação são fontes inesgotáveis de amor e felicidade em nossos lares, e cabe aos donos tentar retribuir ao máximo o que eles nos trazem. Há maneiras simples e práticas de garantir uma vida melhor para seus pets, que os deixarão tão alegres quanto eles nos deixam.

Aqui estão algumas dicas que você pode seguir para tornar seu animal de estimação feliz.

  1. Saúde em primeiro lugar

Quanto mais saudável for o seu bichinho, mais feliz e ativo ele será. Siga os cuidados necessários e as recomendações dadas por um médico-veterinário de confiança. Além disso, manter a vacinação, o uso de vermífugos e o controle de pulgas e carrapatos em dia é muito importante para prevenir  doenças.

  1. Alimentação de ótima qualidade

Uma boa alimentação vem de mãos dadas com o primeiro item. Ela deve conter todos os nutrientes necessários para ajudar a manter a saúde do animal de estimação em dia. Siga uma dieta adequada para seu pet, segundo sua espécie, idade, tamanho, raça e nível de exercícios. Busque a opinião de um especialista para saber qual é a mais indicada para o seu companheiro.

  1. Petiscos

Petiscos específicos para cada pet são sinônimo de alegria. Eles podem ser usados como recompensa, para ajudar a dar remédios, ou para tranquilizá-lo em momentos mais tensos, como numa ida ao veterinário. Porém, a médica-veterinária Roberta Rabioglio Amaral adverte: “Os petiscos nunca podem substituir uma alimentação completa”.

  1. Água limpa e fresca

Muitos donos, na pressa, deixam a água de seus pets nos potes, sem trocar por dias e dias. Esta água parada pode acabar acumulando sujeira ou se tornar um foco de insetos, incluindo o Aedes Aegypti, causador da dengue. O ideal é que seu animal tenha água fresca e limpa diariamente. Assim como os humanos, os pets necessitam de uma quantidade mínima de água para o funcionamento correto de seu organismo.

  1. Higiene

Um animal limpo é  mais feliz. Além de banhos regulares, é preciso manter as orelhas limpas, unhas cortadas, pelo escovado, e limpar outras partes do corpo de acordo com a necessidade – que variam de espécie para espécie. Nos mamíferos, a saúde bucal também é essencial, já que infecções que começam na boca podem se espalhar pelo corpo todo e causar grandes danos à saúde. O mesmo vale para o ambiente onde vivem, especialmente gaiolas e aquários.

  1. Exercícios e brincadeiras

Alguns animais de estimação precisam de mais exercícios do que outros para gastar energia. O importante é garantir a quantidade necessária para o seu pet. Cães devem ser levados para passeios diários, e gatos precisam de espaço para se movimentarem à vontade, por exemplo. Quanto a animais que vivem em gaiolas, proporcione um ambiente amplo para sua movimentação, e equipamentos que estimulem o exercício.

  1. Estimule suas mentes

O exercício físico regular é vital para o seu animal de estimação, mas não esqueça que a estimulação mental é tão importante quanto. É possível ensinar truques a eles e treinar com frequência. Brinquedos que mexam com a mente também são ótimas alternativas para seu pet ser estimulado mesmo sem a presença do dono.

  1. Companhia

Inúmeros cães e gatos são deixados sozinhos durante todo o dia, sofrendo com a solidão e com a ansiedade de esperar pelo retorno de seus donos. O mesmo acontece com os pequenos mamíferos, incluindo coelhos, ratos e outros roedores, sozinhos em suas gaiolas. Além da companhia de seus donos, que tal pensar em ter outro animal em casa? Assim um mantém o outro alegre. “Já presenciei várias experiências ótimas de cães vivendo juntos”, conta Roberta, “especialmente com animais mais carentes e que gostam bastante de brincar”.

Saiba como fazer uma melhor adaptação de cães e gatos com novos irmãos.

  1. Passe mais tempo com eles

Nossa vida pode estar corrida, mas nada melhor para o seu pet – e para nós também – do que um tempo juntos. Separe um tempo na sua rotina para brincar com seus bichinhos. Será prazeroso e trará benefícios para você e para o seu animal.

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.