Portal Melhores Amigos | Como saber se o seu gato está feliz?
3214
single,single-post,postid-3214,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Como saber se o seu gato está feliz?

Gato feliz

22 set Como saber se o seu gato está feliz?

A fama deles é de desconfiados e independentes, mas sabia que poucas coisas podem ser suficientes para garantir que o seu gato fique contente? Para André Gatti, médico-veterinário da Clínica Gatto de Botas, cada animal tem uma forma diferente de demonstrar que está feliz, que pode ser percebida com um olhar mais atento do dono.

“De um modo geral, o gato precisa estar em um lugar que se sinta bem, em um ambiente enriquecido pelo tutor e com muitas coisas para ele fazer, como prateleiras, porque ele gosta de ver a casa do alto, esconderijos e brinquedos para interagir”, diz o veterinário.

Já casas com muitos animais ou que não ofereçam muitos atrativos podem significar estresse contínuo para os felinos. “Gatos são territorialistas, não gostam muito de viver em bando. Além disso, eles preferem a rotina, e mudá-los de ambiente ou trocar os móveis de lugar com frequência não costuma deixá-los muito felizes”, explica.

Se o ambiente é agradável – ou seja, com água, comida e brinquedos à disposição – seu gato já tem muito do que precisa para ser feliz, apesar de nem sempre demonstrar isso com eloquência. E por mais blasé que o felino possa parecer, um estudo feito por pesquisadores da Universidade do Estado do Oregon, nos Estados Unidos, mostrou que a felicidade dos gatos pode estar mais associada à relação com o dono do que com a oferta de comida ou de brinquedos.

Segundo a pesquisa, publicada no periódico Behavioral Processes, metade dos 50 animais pesquisados preferiu se aproximar de seres humanos depois de ficar algumas horas isolada. Só 37% foram direto para a comida, enquanto o restante buscou brinquedos ou aromas atrativos logo depois do isolamento. “Gatos gostam dos donos, mas de uma forma diferente dos cachorros. Eles adoram brincar, por exemplo. Então, se estão interagindo, estão felizes”, explica o veterinário.

“Quando o dono brinca com uma varinha ou faz um carinho, o gato mostra de muitas formas que está feliz. Isso depende muito do animal, mas se ele está se esfregando em você ou ronronando pode ser um sinal de felicidade. Alguns chegam até a salivar, tamanha é a sensação de bem-estar”, diz Gatti.

Por outro lado, se o felino mais ativo e tagarela ficar mais quieto ou se ele alterar de forma brusca a sua rotina, o tutor precisa acender o sinal de alerta: ele pode estar triste. De acordo com Gatti, se a tristeza persistir por alguns dias, vale a pena procurar um veterinário e fazer um check-up no seu animalzinho.

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.