Portal Melhores Amigos | Como montar um jardim ideal para seu gato curtir
No meio de tantas atividades, uma coisa é certa: seja em casa ou apartamento, os bichanos irão, inevitavelmente, procurar plantas para mastigar. Por isso, o quintal e/ou varanda devem estar preparados para as atividades felinas.
1663
single,single-post,postid-1663,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Como montar um jardim ideal para seu gato curtir

gato no jardim

16 jun Como montar um jardim ideal para seu gato curtir

Quem tem um animal de estimação em casa sabe que, na maioria das vezes, o jardim é o local ideal para que o pet possa se distrair, brincar e colocar em prática seus instintos e habilidades de caça. Quando o bichinho em questão é um gato, ele pode embrenhar-se na selva, escondendo-se em arbustos, escalando, saltando e procurar a próxima “encrenca”. No meio de tantas atividades, uma coisa é certa: seja em casa ou apartamento, os bichanos irão, inevitavelmente, procurar plantas para mastigar. Por isso, o quintal e/ou varanda devem estar preparados para as atividades felinas.

Entretanto, se existe plantas que os bichinhos adoram – e são saudáveis para eles – é preciso ficar atento também a algumas espécies que podem causar intoxicação, em diversos níveis.

Muito popular, a Azaleia, por exemplo, não é uma boa companhia para um quintal de gatos. Todas as partes da planta são tóxicas, podendo causar vômitos, convulsão e sinais de fraqueza. O Aloe vera (babosa) também é bastante comum e ótima para tratamentos capilares, mas uma péssima ideia para os pets, que podem apresentar irritação nas mucosas e pele, diarreia e conjuntivite quando em contato com a seiva branca da planta. O Lírio-da-paz, o Copo-de-leite, a Hera e a Bico-de-papagaio também podem provocar quadros parecidos, caso o gato em uma de suas aventuras entre em contato com a seiva do vegetal, no caso do Lírio, e com toda a planta nos outros dois casos.

Um alerta especial é válido com relação aos Lírios, já que diversos tipos são tóxicos e podem causar problemas renais nos gatos. A Espada-de-são-jorge e a Comigo-ninguém-pode são extremamente tóxicas, inclusive para seres humanos, não recomendadas também para quem possui crianças pequenas em casa.

Atenção: se você encontrar seu gato comendo alguma planta que você desconfie ser venenosa, tente retirar todo o material do pelo ou pele, e, se possível, identifique a planta ou leve uma amostra ao veterinário, que deverá ser visitado o mais rápido possível.

Se as vias aéreas forem atingidas, o gato terá dificuldade em respirar. Se boca, garganta ou esôfago forem afetados, ele vai apresentar baba ou dificuldade em engolir. Irritações no estômago poderão resultar em vômito; no intestino e cólon, diarreia. Rins intoxicados podem fazer com que ele se hidrate e urine em excesso. Caso o problema esteja relacionado ao coração, haverá batimento cardíaco irregular, ou com frequência abaixo ou acima do normal.

O que posso colocar no jardim sem ter receio?

Se existe uma variedade considerável de plantas inapropriadas para um jardim felino, por outro lado não é difícil criar um bom parque de diversões natural para seu gatinho. Além de plataformas e tocos de madeira, por exemplo, para que ele possa saltar e se esconder com segurança, trilhas de grama são uma boa opção, assim como algum tipo de água corrente, se possível. Além de não oferecer perigo em sua ingestão, gramas auxiliam na expulsão das bolas de pelo, além de fornecer fibras benéficas para o sistema digestório. Também ajudam a tornar o solo apropriado para o pouso do gato, na hora de seus saltos.

A famosa erva conhecida como Catnip é uma boa opção para atrair o bichano, pois pode acalmar ou estimular seu animal, dependendo do temperamento dele e não causa dependência. Outras plantas que adotamos em nosso cotidiano como Alface, Erva-doce, Alecrim, Citronela, Camomila e até mesmo milho de pipoca, que pode ser plantado em um vaso com terra e água, são recomendadas para os bichanos. Você não vai chegar a cultivar espigas, mas os felinos se deliciam com os brotos verdes. Eles também serão atraídos pela Valeriana, utilizada pelos humanos como calmante. Esta planta não possui um aroma muito atraente para os companheiros humanos, mas seus gatinhos se interessarão pelo odor, ao contrário do Capim-limão ou Erva-cidreira, que pode ser consumido à vontade pelos felinos e em forma de chá é bastante agradável aos seus donos.

Agora, mãos à obra e deixe seu jardim um divertidíssimo playground para seu gatinho!

 

 

André Spera
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.