Portal Melhores Amigos | Como identificar um tumor no seu roedor
3055
single,single-post,postid-3055,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Como identificar um tumor no seu roedor

hamster

28 jul Como identificar um tumor no seu roedor

Seu animalzinho de estimação é um roedor? Então, você sabe como ele é alegre e carinhoso, sempre cheio de energia e disposto a brincar. Porém, conforme ficam com uma idade mais avançada, roedores – como hamsters, chinchilas e porquinhos-da-índia – precisam de alguns cuidados especiais. Isso porque eles estão mais propensos a desenvolver algumas doenças, entre elas, tumores (massas de células cancerosas).

“Na maioria das vezes, não há perigo, pois é um tumor benigno”, diz o médico-veterinário Carlos Gomes, especialista em pequenos animais. “No entanto, se o tumor não for detectado e tratado logo, ele pode adoecer o pet e até levá-lo a morte. É importante que o problema seja diagnosticado por um médico-veterinário”, alerta.

Para auxiliar os tutores a identificar tumores no roedor, o especialista dá algumas dicas:

  1. Sempre faça carinho na barriga do pet

Assim, você poderá detectar com mais rapidez possíveis caroços que surgem no abdômen do roedor. “Entre os tumores que os roedores podem desenvolver, o linfoma é um dos mais comuns. Ele causa a formação de caroços na barriga, nas axilas e no pescoço, pois afetam órgãos internos e gânglios linfáticos. As fêmeas também podem desenvolver tumores mamários ao longo do peito e abdômen”, explica Gomes.

  1. Fique atento a verrugas, áreas vermelhas e febre local

Existe um vírus que pode causar tumores pequenos em forma de verrugas na pele: o Poliomavírus. Quando infectado, o roedor pode desenvolver a demodicose, também conhecida como sarna demodécica, uma condição que provoca descamação da pele e coceira. “Outros tipos de caroços podem ocorrer em roedores, como os abscessos, que são bolsas de infecção. Geralmente, eles são quentes, o que indica que há uma inflamação. Mas se o caroço crescer muito rapidamente, trata-se de um tumor. Leve o animal ao veterinário imediatamente”, orienta.

  1. Seu roedor perdeu peso?

Quando um roedor tem um tumor, ele pode ter diminuição de apetite, o que o leva a comer menos e a perder peso. “O tutor precisa verificar se o pet comeu toda a ração que costuma comer nas refeições e se ele está recusando petiscos que normalmente adora”, diz Carlos Gomes. Outros problemas comuns são os digestivos. Tumores no estômago ou intestino podem causar diarreia, por exemplo.

  1. Observe mudanças de comportamento

Se o seu pet estiver com dor, ele pode apresentar algumas mudanças de comportamento. “Fique atento caso seu roedor comece a mancar de repente, a andar de forma mais lenta, a ‘cutucar’ alguma parte do corpo ou se ele não tiver disposição mais para brincar com você. Isso pode indicar desconforto causado por um tumor”, finaliza o médico-veterinário.

Quer saber mais sobre como cuidar bem do seu roedor de estimação? Não deixe de ler também este texto do Portal Melhores Amigos.

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.