Portal Melhores Amigos | Como identificar os melhores tipos de areia e caixa para o seu gato?
4015
single,single-post,postid-4015,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Como identificar os melhores tipos de areia e caixa para o seu gato?

Post_portalmelhoresamigos_9

12 fev Como identificar os melhores tipos de areia e caixa para o seu gato?

A higiene é uma característica forte nos gatos. Eles sempre costumam enterrarsuas necessidades, por isso, um dos primeiros cuidados que se deve ter ao adotar um felino é providenciar uma boa areia e um caixa apropriada para o tamanho do seu gato. Pensando nisso, o médico veterinárioDr. Rodrigo Mainardi, Tesoureiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) destaca quais são os melhores tipos de areias e caixas para os gatos.

Tipos de grânulos

“Atualmente, há basicamente três tipos de areia para gatos, que são feitasde argila, sílica, e as naturais. A areia de argila é a mais comum, porém tem pouca absorção de urina; já a de sílica tem grande poder de absorção e as naturais, à base de mandioca e milho, podem ser jogadas dentro do vaso sanitário sem problema de entupimento. Essa última também é biodegradável e pode até ser utilizada como adubo em plantas, o que acaba sendo ótimo em termos de diminuição de lixo. Entretanto, elas são um pouco mais caras dos que as outras duas”, afirma o médico-veterinário.

Alguns tipos de areias contêmaditivos antiodores e perfumes. Conforme o gato vai urinando, libera-se um cheiro agradável que mascara o odor da urina do gato. Apesar de ser um processo diferente, têm gatos que sentem o cheiro desse produto e acabam não urinando nesse local. “As variações são individuais, às vezes o gato não gosta do cheiro ou do granulado, e temos que respeitar as individualidades de cada animal, como se fosse uma pessoa que não gosta de um tipo de alimento” ressalta.

Quantidade de areia e tempo de troca

De acordo com o Dr. Rodrigo, deve-se colocar no mínimo uma altura de três dedos de areia dentro da caixa de higienização. “Tem que ser uma quantidade em que o animal consiga cavar e enterrar as suas necessidades. Pessoas que têm mais de um gato tem que ter uma caixa grande, e nesse caso a quantidade é ainda maior, o ideal seria quatro dedos” afirma.

Para ele, é necessário sempre observar se a quantidade de areia está correta, porque as afecções de trato urinário acabam sendo grandes nos felinos. Por isso,eles devem beber bastante água e fazer bastante urina. Na hora da troca de areia da caixa, o ideal énão se fazer economias e tentar aproveitar ao máximo a areia antiga da caixa, porque isso pode prejudicar o animal. “Há no mercado vários tipos de areias e granulados com os mais variados preços, o ideal é comprar um que dará para fazer a higienização direito”, alerta.

Melhores caixas

Em relação às bandejas sanitárias, o médico-veterinário indicasempre o bom senso. “Se a caixinha vai ficar a mercê do tempo, com chuva ou sol, ela deve ser mais fechada, como se fosse um igluzinho para o animal ficar dentro. Se for para ficar em algum lugar que não haverá exposição a essas intempéries, pode ter a bandeja aberta sem problema nenhum”, diz.

“A higienização das caixas tem que ser bem feita, não é só tirar a areia antiga e colocar uma nova, tem que tirar toda a areia, lavar, tirar qualquer tipo de resquício, secar e depois colocar a nova areia ou granulado. Se a limpeza não for bem feita, os restos de granuladospodem conter fezes ou urina e deixar odores ruins e até mesmo contaminantes, caso o animal tenha uma ferida na pata, por exemplo”, afirma o médico veterinário.

Não existem formatos de caixas ruins, é necessário apenas tomar cuidado com o tamanho do animal. Se o gato for grande, a caixa tem que ser maior que o animal, pois ele tem que caber dentro da caixa para fazer suas necessidades e ainda conseguir enterrá-las. “Já as caixas fechadas são um pouco mais confortáveis para os gatos, eles se sentem mais a vontade e mais seguro”, conclui.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.