Como dar banho no seu gato – e sobreviver!

Na natureza, muitos grandes gatos gostam de ficar na água. Tigres, leopardos e leões gostam de se molhar, possivelmente, para se refrescar por conta das altas temperaturas as quais estão sujeitos em seus habitats. “No entanto, os gatos domésticos evoluíram para detestar água, porque muitas espécies tem pelagem que absorve em vez de defletir a umidade. Para eles, é mais difícil secar-se, uma vez molhados”, afirma o médico-veterinário Mateus Fernandes.

Na maioria dos casos, os gatos não precisam tomar banho com água, explica o especialista. “Como eles mesmos se higienizam, escovar os pelos regularmente é o bastante para manter o pet limpo e confortável”, diz. No entanto, em algumas ocasiões extremas, é necessário dar banho – por exemplo, se o seu bichano se sujar na própria liteira ou se algum produto venenoso grudar em seu pelo.

Preparação

A recomendação de Fernandes é que você se prepare para o banho do gato com antecedência: tenha em casa luvas de borracha, shampoo para gatos, uma jarra ou um spray de água, uma toalha grande, algodões para limpar os ouvidos, e um pano pequeno para limpar a face. “O ideal é ter esses itens todos com você quando for dar o banho, assim a tarefa termina mais rápido.”

É mais fácil dar banho na pia da lavanderia da sua casa ou na pia do banheiro, recomenda o médico-veterinário.

Passo a passo

Para um banho de gato sem dor, siga o passo a passo abaixo, indicado por Fernandes:

  1. Tampe o ralo da pia e encha-a com cinco centímetros de água morna;
  2. Molhe o gatinho dos ombros até o rabo;
  3. Aplique shampoo para gatos;
  4. Assim como no seu próprio cabelo, esfregue e enxague completamente o produto;
  5. Use um pano úmido para limpar gentilmente a face do seu gato;
  6. Limpe a parte interna das orelhas do bichano com algodões;
  7. Embrulhe o seu gatinho em uma toalha grande;
  8. Seque o pelo dele o máximo possível com a toalha;
  9. Gatos de pelo longo podem precisar de um secador de cabelos em velocidade baixa, mas só o utilize se o barulho não assustar o gatinho.

E voilà! Seu gatinho estará limpinho e cheiroso, e você deverá ficar são e salvo.

Da Redação
Veja Também