Portal Melhores Amigos | Como conquistar sua chinchila em 5 passos
1034
single,single-post,postid-1034,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Como conquistar sua chinchila em 5 passos

chinchila

16 nov Como conquistar sua chinchila em 5 passos

Quando decidimos ter nosso próprio bichinho, é comum bater aquela ansiedade em saber se nosso pet vai nos amar tanto quanto o amamos. Afinal, ninguém está imune a uma certa dose de insegurança, né?

Então, se você já é ou está pensando em ser tutor de uma doce chinchila e gostaria de umas pequenas dicas para conquistar o coração deste pet felpudo, os cinco passos a seguir vão ajudar vocês dois a serem grandes parceiros.

Passo um: tenha paciência no período de adaptação

Toda mudança costuma ser um fator estressante para os animais. Por isso, quando a sua chinchila se mudar para a sua casa, ela vai precisar de tempo e paciência para se adaptar ao novo lar.

“As chinchilas são animais extremamente dóceis com seus proprietários e até com pessoas que não conhecem. Porém, animais recém adquiridos, como os filhotes que são comprados nas lojas, acabam sendo mais ariscos por não conhecerem ainda o proprietário e o ambiente novo ao qual foram introduzidos. Animais que não estão acostumados ao manuseio diário acabam se tornando ariscos”, esclarece Thalita Michelle Queté dos Reis, empresária e médica veterinária, especializada em clínica e cirurgia de animais silvestres e exóticos, do Centro Veterinário Queté, em São Paulo.

Passo dois: rotina é bom e toda chinchila gosta

Além de ser paciente com seu novo pet, você deve estabelecer um vínculo com ele e seguir um padrão no dia a dia. “É muito importante o proprietário manter uma rotina diária com sua chinchila para que ela sempre mantenha um comportamento manso”, indica a especialista.

Passo três: manipule seu bichinho sem exagerar no afago

Dra. Thalita relata que “para as chinchilas ficarem mansas, devem ser manipuladas com maior frequência. No entanto, é essencial respeitar o animal, principalmente no início do contato. Ela vai se acostumar aos poucos com o ambiente novo e seus sons, com os cheiros desse ambiente, com a voz do proprietário e das pessoas da casa”, explica.

Passo quatro: converse com sua chinchila e a alimente

Não tenha medo de ser tachado de maluco e converse com sua chinchila – o diálogo sempre é uma alternativa eficaz para manter um bom relacionamento com bichos ou humanos. “No começo, é importante fazer amizade falando com o animal diariamente, tentando oferecer algum alimento para que ele se acostume com sua mão e aos pouco ir tentando pegá-lo”, recomenda Dra. Thalita.

Passo cinco: solte-a da gaiola com segurança

“Ao soltar o animal da gaiola, ele vai começar a explorar seu novo ambiente, cheirando tudo, e é importante o proprietário não forçar a manipulação do animal neste início. Sempre recomendo soltar a chinchila, inicialmente, num ambiente pequeno, como um quarto, onde não fiquem muitas pessoas e nem outros animais”, orienta a médica veterinária.

Dando tempo ao tempo e seguindo essas orientações, sua chinchila perceberá que tudo o que você quer é que ela seja feliz e, assim, ela se deixará ser amada pelos humanos da casa.

“Assim que a chinchila ficar mansa, vai adorar receber carinho de seu dono. Animais acostumados com os tutores ficam na porta da gaiola pedindo pra sair sempre que possível. Elas se acostumam facilmente com horários e rotinas de seus proprietários. É muito comum o proprietário relatar que demora pra conseguir colocar a chinchila novamente na gaiola, pois ela sempre quer ficar solta”, conta Dra. Thalita.

Vai ser demais chegar em casa e ver sua chinchila te esperando na portinha da gaiola, né?

 

 

Por: Paula Soncela
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.