Portal Melhores Amigos | Cães que reconfortam pessoas em situação de fragilidade
2023
single,single-post,postid-2023,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Cães que reconfortam pessoas em situação de fragilidade

cães do projeto k9

06 set Cães que reconfortam pessoas em situação de fragilidade

Mesmo com toda pesquisa e tecnologia do mundo, o ser humano ainda não inventou um meio 100% eficiente de prever e evitar o acontecimento de desastres naturais (como terremotos e tsunamis, por exemplo) e de atentados, tiroteios e outras catástrofes igualmente devastadoras.

Porém, o fato do ser humano e da natureza serem imprevisíveis, não anula a possibilidade de reconfortar e reabilitar pessoas que passaram traumas na vida. E, você sabia que dentre os principais agentes neste processo de reabilitação estão os incríveis e maravilhosos cães? Pois é!

O projeto K-9 Comfort Dogs

ClGjWTNWEAAdXTd CoIMkIiW8AAWeDl Eddie+Comfort+Dog+Big+Screen

A ciência já cansou de comprovar que o simples contato físico com um cão pode proporcionar benefícios fisiológicos e psicológicos para uma pessoa. Pensando neste dom canino, a Igreja Luterana dos Estados Unidos criou um projeto de caridade e ministério chamado K-9 Comfort Dogs, cujo principal objetivo é ajudar pessoas em situação de fragilidade.

A ideia surgiu em 2008, quando um atirador matou cinco pessoas, deixou 17 feridos e depois se suicidou na Northern Illinois University, nos EUA. Neste cenário, os cães de conforto – ou comfort dogs – tiveram um papel fundamental para prover suporte emocional àqueles que perderam pessoas queridas no tiroteio, bem como para amenizar os sintomas de estresse pós-traumático de quem vivenciou o ocorrido.

Contudo, os cães de conforto do grupo K-9 da Igreja Luterana passam por um treinamento especial antes de ir a campo. Depois de treinados, é só chegar nos lugares que eles já começam a distribuir seus abraços caninos.

Estes heróis peludos já ajudaram milhares de norte-americanos, visitando estudantes de escolas que passaram por tiroteios (como o ocorrido em Orlando), famílias atingidas por enchentes (como o recente caso de Louisiana) e muitas outras situações críticas.

Ainda, os cães de conforto podem atuar de diversas outras maneiras mais “lights” em uma congregação. Eles podem receber as pessoas na igreja, participar de aulas para ajudar no aprendizado infantil ou até mesmo ajudar a criançada a superar fases difíceis da vida – como o divórcio dos pais, por exemplo.

Quando a gente acha que é impossível adorar mais os bichinhos, eles sempre nos surpreendem e explodem nosso nível de adoração. Não é mesmo?

Por Paula Soncela
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.