Portal Melhores Amigos | Chinchila, o esquilinho sul-americano para criar dentro de casa
Alegres e ágeis, as chinchilas têm uma expectativa de vida surpreendente para o seu tamanho!
1571
single,single-post,postid-1571,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Chinchila, o esquilinho sul-americano para criar dentro de casa

Chinchila roedor

17 mai Chinchila, o esquilinho sul-americano para criar dentro de casa

Alegres e ágeis, as chinchilas têm uma expectativa de vida surpreendente para o seu tamanho (que é de 20 a 26 cm de corpo, mais 10 a 18 cm de cauda). Em cativeiro, vivem cerca de 10 anos, podendo chegar até 20, tempo de vida muito superior a outro roedor bastante popular como pet, os hamsters, que convivem conosco por apenas dois ou três anos. As chinchilas também apresentam menor odor. Portanto, se você procura um animal com baixo custo de manutenção e que possa ser um companheiro por bastante tempo, a chinchila pode ser uma ótima opção!

A casinha, grande o bastante para que o peludo possa correr e praticar atividades, deve possuir chão plano. Desta forma, evitamos que o bichinho desenvolva algum tipo de mal, como artrite, comum quando o pet vive em cativeiro de base gradeada. Esse espaço deve ser limpo a cada dois dias e mantido longe de luz solar direta. No local onde o animal faz suas necessidades, você pode utilizar bicarbonato de sódio para higienização.

Atenção à temperatura é essencial para a boa saúde do seu pet. Proveniente das regiões andinas – onde o clima é frio e seco – e dotado de um pelo macio e grosso, que demora a secar, não é um animal apropriado para locais de temperaturas muito elevadas ou grande umidade.

Por serem roedores naturais, têm dentes que crescerão continuamente ao longo da vida. Portanto, é importante manter itens mastigáveis dentro da gaiola, como pedaços de madeira não resinosa, frutas ou até mesmo lascas de ossos. Chinchilas adoram papelão para se esconder ou destruir. Também amam se envolver em algum tipo de pó ou areia. Em sua casa, você pode providenciar este tipo de “banho” com amido ou farinha de milho, dentro de uma bacia grande. Temos um tutorial ótimo sobre a forma correta de banhá-la aqui!

Como a maior parte dos animais escolhidos para viver junto dos seres humanos, é importante acostumar a chinchila desde cedo ao toque e interação com as pessoas, sendo interessante adquirir um destes animais por volta da 10ª semana de idade, prevenindo assim que se tornem agressivos ou nervosos quando estiverem em contato com seres humanos. Vale dizer que elas convivem bem com outros da mesma espécie, e podem ser criados em casais.

Chinchilas têm um forte relógio biológico e respondem bem a adestramentos em horários específicos e com guloseimas apropriadas, como aveia e uvas passas. Porém, deve-se levar em conta os hábitos noturnos do animal. Sua chinchila, provavelmente, vai estar pronta para se divertir quando você estiver prestes a relaxar. Por isso, é melhor não mantê-la no seu quarto caso tenha um sono leve. Mas talvez sejam os companheiros perfeitos para pessoas que amem a vida noturna.

Quer um amiguinho doce e curioso em casa? Lembre-se da chinchila!

 

 

André Spera
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.