Portal Melhores Amigos | Castração felina favorece ganho de peso, mas efeito é contornável
3883
single,single-post,postid-3883,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Castração felina favorece ganho de peso, mas efeito é contornável

Post_portalmelhoresamigos_10

13 nov Castração felina favorece ganho de peso, mas efeito é contornável

Não há dúvidas de que a castração é um procedimento importante para o seu pet felino. Previne a reprodução indesejada, restringe padrões comportamentais inadequados associados à maturidade sexual e reduz risco de certas doenças, como a piometra (infecção bacteriana no útero, em fêmeas). E é possível realizar a castração e adequar o manejo para que o gato não ganhe peso.

“Quando castrados, os gatos apresentam redução de 20% a 25% da necessidade energética em repouso. Isso ocorre devido a menor produção de hormônios sexuais, como estrogênio e androgênio. Além disso, o animal fica menos ativo – explica a médica-veterinária Brana Bonder, supervisora de Assuntos Veterinários da Hill’s Pet Nutrition – por isso, o melhor jeito de avaliar se o ganho de peso é tolerável é a partir do escore de condição corporal do animal”.

É fácil: apalpe as costelas e os ossos pélvicos do seu bichano, e observe a cintura do animal. Se ele não estiver com o contorno da cintura definido, e se você tiver que fazer mais pressão para sentir os ossos, isso pode indicar que ele já está em condição de sobrepeso. Nesse caso, é recomendado procurar um veterinário para avaliação mais detalhada. A condição de sobrepeso/obesidade aumenta o risco de diabetes mellitus, doenças osteoarticulares, de pele, entre outros.

Mas como criar um ambiente saudável para que o animal não ganhe muito peso?

“É muito importante estimular que o animal brinque, pois isso aumentará o seu nível de atividade. O enriquecimento ambiental é fundamental – tanto para o controle de peso como para o adequado comportamento do gato”, explica Brana. Além disso, é fundamental controlar a quantidade de alimento que o animal consome por dia. Há alimentos específicos para gatos castrados que contém um teor de gordura menor e menos calorias, o que ajuda na prevenção do ganho de peso.

 

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.