Portal Melhores Amigos | Cão ou gato, qual é o ideal?
4353
single,single-post,postid-4353,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Cão ou gato, qual é o ideal?

28_Nov

13 nov Cão ou gato, qual é o ideal?

Existem numerosos estudos que comprovam que possuir um animal de estimação reduz os níveis de estresse e promove uma sensação geral de bem-estar. No entanto, a escolha de se ter em casa um gato ou um cão às vezes pode ser uma tarefa difícil para o futuro tutor do animal. “Ambos são adoráveis, mas há diferenças consideráveis”, lembra o treinador Josá Vicente Pavan.

Muitos aspectos são semelhantes entre os dois animais: ambos têm quatro patas, adoram os donos (mas de formas diferentes), são adoráveis e precisam de cuidados constantes. Por mais fácil que pareça cuidar de um animal domestico por ele não ser um humano, eles são seres que precisam de muito mais que apenas uma vasilha com água e uma com comida.

Ao escolher entre esses dois animais de estimação, explica Pavan, a primeira coisa necessária é  considerar o espaço disponível em casa. Cães normalmente precisam de mais espaço para correr ou podem ficar estressados e até agressivos. Já os gatos podem ser felizes em um apartamento pequeno. “Os gatos ocupam bem menos espaço que os cães, principalmente os de raças de grande porte e por isso é necessário muito mais que apenas uma varanda para acomodar um animal”, alerta o treinador. “Se você mora em um apartamento, o condomínio também pode ter restrições quanto aos tipos de animais de estimação são aceitáveis”.

Os gatos são mesmo animais mais independentes. Eles destestam coleiras e odeiam ficar do lado do dono quando não querem. “São animais, como dizem seus donos, com personalidade”, brinca Pavan. “Já um cão exige caminhadas regulares, uma tarefa que pode ser difícil se o tutor mora em uma grande área urbana e não dispõe de tempo”.

O nível de tempo que você tem para se dedicar a cuidar de seu animal de estimação é outro fator importante a considerar. Os gatos são criaturas independentes que precisam poucos de cuidados, mas os cães precisarão de treinamento e supervisão. Se a pessoa tem um trabalho que requer noites no escritório ou viagens frequentes, possuir um cão pode ser mais difícil, a menos que tenha alguém para compartilhar a responsabilidade de cuidar de seu animal de estimação.

A facilidade com a qual os gatos vivem o tornam um animal ideal para quem mora sozinho ou dispõe de pouco tempo em casa. Eles são práticos: tomam banho sozinho e depois de ensinados, fazem suas necessidades na caixa de areia sanitária e é só limpar depois. Comem menos porque no pior dos casos chegam aos seis quilos. Já os cachorros são bem dependentes e ficar sozinhos não é uma boa para tais animais, pois o estrago pode ser bem maior que ter um gato.

Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.