Portal Melhores Amigos | Canto canino: entenda porque os cães uivam
404
single,single-post,postid-404,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Canto canino: entenda porque os cães uivam

destaque

27 abr Canto canino: entenda porque os cães uivam

Você certamente já viu cenas de lobos uivando para a lua. Apesar de não ser um hábito comum entre os cães domésticos, alguns puxaram esse traço dos seus ancestrais.

“O uivo é uma forma de comunicação à distância”, diz o médico veterinário Dr. Flávio Ely Toniazzi, da clínica FoxVet, em São Paulo. “Com o uivo, a voz do cachorro atinge um timbre que pode ser ouvido de longe”, explica.

De acordo com ele, o uivo é um recurso útil quando não há contato visual, pois pode ser ouvido a quilômetros de distância. Essa é uma característica comum em raças como o Husky Siberiano, o Samoieda e o Malamute do Alasca, também partilhada pelos lobos, que ajuda a reunir a matilha.

Por isso, se o seu cãozinho uiva quando está sozinho, saiba que esse é o jeito dele de tentar trazer a família de volta para casa o mais rápido possível. Mas, como o barulho pode incomodar os vizinhos, o Dr. Flávio indica procurar um adestrador ou conversar com um especialista em comportamento canino. Às vezes, o uivo pode ser um sinal de tédio, portanto, tenha certeza de que o pet está bem servido de brinquedos e opções de entretenimento.

Outro motivo é a presença de uma fêmea no cio, o que faz com que os machos queiram se exibir para ela “cantando” noite adentro. Alguns cães também uivam para expressar excitação, por exemplo, quando ouvem algumas músicas, e isso rende divertidos vídeos que vão parar na internet.

 

 

 

Por: Paula Saldanha
Nenhum Comentário

Postar um comentário