Portal Melhores Amigos | Bichos sonham? Tudo sobre o sonho dos animais.
2080
single,single-post,postid-2080,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Bichos sonham? Tudo sobre o sonho dos animais.

pets dormindo

21 set Bichos sonham? Tudo sobre o sonho dos animais.

Alguma vez você já acordou no meio da noite ao ouvir seu cachorro ou gato rosnar, contrair as pernas, morder o ar ou até mesmo simular uma pedalada enquanto dormia? Pois não se assuste, certamente seu amiguinho estava sonhando – ou, às vezes, em meio a um pesadelo. Não há evidências científicas de que os animais sonham, porque eles não podem nos contar. Mas acredita-se que, assim como os humanos, os mamíferos têm fases do sono muito parecidas.

“Tudo indica que os mamíferos sonham porque eles possuem a fase REM, que na sigla em inglês significa ‘movimento rápido dos olhos’, a fase mais profunda do sono e na qual os sonhos acontecem”, afirma Marcos Fernandes, veterinário homeopata e psicanalista. “É nesta fase que ocorrem os movimentos involuntários, como pedalar, latir, rosnar, que pode indicar os pesadelos.”

O interesse pelos sonhos dos animais teve início na Antiguidade. Aristóteles escreveu na obra História dos Animais: “Parece ainda que não são os homens os únicos que sonham, mas que o fazem também os cavalos, os cães, os bois, ou mesmo os carneiros, as cabras e todas as espécies de quadrúpedes vivíparos. Os latidos dos cães durante o sono são disso a prova”.

Atualmente, pesquisas do psicólogo inglês Stanley Coren, um estudioso do sono, mostram que os animais são, sim, capazes de ter sonhos complexos, como os humanos. Eles podem rever situações e atividades do dia a dia, como farejar, caçar uma presa e até mesmo correr livremente. E os mamíferos não são os únicos. Acredita-se que os pássaros também sonham e podem ter uma noite agitada. Fernandes afirma que é comum ver pássaros dormindo em gaiolas enquanto estão piando, vocalizando e se mexendo. “Tudo indica que eles também têm fase REM.”

Até agora, apenas os répteis não demonstram nenhuma reação ao dormir, por isso, não é possível dizer se eles sonham ou não. Já em outras espécies, o sono é uma parte importante da vida. Fernandes nos conta algumas curiosidades. Você sabia que o morcego chega a dormir de 18 a 20 horas por dia? Girafas, cavalos e elefantes, por outro lado, não precisam de muito descanso. Eles dormem entre três e quatro horas por dia. Já o seu cãozinho precisa de umas dez horas de sono. “Temos que lembrar que a função do sono é a mesma para os humanos: revigorar o organismo. O que diferencia é o metabolismo desses animais”, explica. Felinos, por exemplo, dormem 70% de seu tempo. “Isto significa que um gato de dez anos dormiu por sete anos”, conta Fernandes.

A privação do sono nos animais tem consequências severas, causando, assim como nos humanos, a destruição do sistema imunológico. Em alguns animais, porém, dormir é perigoso. Baleias e golfinhos dormem com os olhos abertos. “Como estão em condição de perigo muito grande, eles fazem o descanso unilateral do cérebro, um lado descansa e o outro dorme”, conta Fernandes. Mas, e durante este tempo, eles sonham? Possivelmente, sim. “Em todos os mamíferos, a fase REM, onde acontece o sonho, representa 20% do sono”, conclui.

Curioso, não é mesmo?

 

Por Regiane de Oliveira
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.