Portal Melhores Amigos | Ajude seu gato a se manter hidratado
2867
single,single-post,postid-2867,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Ajude seu gato a se manter hidratado

gatos-agua

23 mai Ajude seu gato a se manter hidratado

A hidratação é importante para que os gatos consigam um bom funcionamento de seus corpos, mas se você convive com um (ou mais) desses felinos em casa, deve saber que ele possui alguns critérios na hora de tomar água. Mas não é preciso ficar preocupado.

Em primeiro lugar, não deixe água velha na vasilha: ela deve estar sempre fresca e disponível. Quem dá a dica é a médica-veterinária Regina Rheingantz Motta, da Clínica Veterinária Homeo Patas. “A hidratação adequada deve ser encorajada pelo tutor. Um fator que pode fazer a diferença é o tamanho dessa vasilha. Normalmente o pote de comida do gato é menor do que o do cachorro, mas na hora de oferecer a água, é melhor procurar por um maior, pois ele prefere beber de superfícies maiores de água, sempre limpa e trocada diariamente”.

Deixe em locais separados a caixinha de areia e os recipientes de água e alimento. Uma boa ideia é colocar mais de um potinho de água na casa. Eles também adoram água corrente, para brincar e beber. Ou seja, uma simples torneira ou bebedouros do estilo “fonte” são dicas para entretê-los e incentivar a ingestão de água. “Manter a água longe de odores fortes é importante porque se ele sente algum cheiro diferente, pode descartar aquela porção”. Como o gato é um animal com maior propensão a problemas renais, ele precisa de uma ingestão ideal de líquidos, o que garante um melhor funcionamento dos rins. Não é necessário estipular um horário para oferecer água ao animal, da mesma forma, a ração deve estar sempre presente.

Diferentemente dos cães, que idealmente devem receber o alimento em horários definidos, os felinos podem ter a ração disponível à vontade. Eles se alimentarão aos pouquinhos, mas o tipo de ração também influenciará na quantidade de água ingerida.

Animais que se alimentam exclusivamente de rações secas precisam de ainda mais água. “É difícil o gato ficar de fato desidratado, mesmo que beba pouco líquido, mas a água é essencial para o bom funcionamento do corpo”. Essa é uma das principais funções da ingestão de líquidos nos felinos domésticos, já que ele não perde água pela sudorese, mas a ingestão de água também ajuda a baixar a temperatura.

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.