Portal Melhores Amigos | 9 dicas e cuidados na hora de “natalizar” seu pet no final do ano
2412
single,single-post,postid-2412,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-1.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

9 dicas e cuidados na hora de “natalizar” seu pet no final do ano

natal-natalizado

16 dez 9 dicas e cuidados na hora de “natalizar” seu pet no final do ano

Natal é época de confraternizar com amigos e familiares. E, claro, nossos queridos pets não poderiam ficar de fora desta época tão especial!

Para eles poderem participar com cautela e diversão, preparamos algumas dicas e também cuidados que os tutores devem ter durante a celebração de Natal.

1- Amicão Noel

A gente adora vestir nossos companheiros com as melhores roupas e fantasias. Então, nada mais bacana que aproveitar a ocasião para colocar uma linda roupinha de Papai ou Mamãe Noel nos nossos cãezinhos, à venda em lojas especializadas. “Evite roupas de materiais sintéticos e que tenham peças pequenas que possam ser engolidas, como botões, e fique atento à temperatura e bem-estar do pet”, diz Carolina Rocha, médica veterinária e mestre em comportamento animal, fundadora da Pet Anjo.

Lembre-se de acostumar o pet com antecedência e com paciência, orienta Carolina, oferecendo muitos petiscos e palavras de incentivo. Além disso, escove bem os pelos antes de colocar a roupa e certifique-se também de que o animal está bem seco. “Se o cão apresentar sinais de desconforto, retire a roupa imediatamente”.

2- Bichano na brincadeira

Alguns gatos já acostumados a roupinhas e acessórios podem também vestir-se para a ocasião, com a melhor roupa típica. A médica veterinária reforça que as regras valem para eles também: acostumá-los antes com bastante associação positiva, escolher as roupinhas com cuidado, retirar se o pet estiver incomodado, e ter pelos escovados e secos antes de se tornarem o Papai ou Mamãe Noel da casa são cuidados imprescindíveis!

3- Pets de todos os tipos podem celebrar

coelho

Quem tem outros animais, fique tranquilo! Cada vez mais produtos de Natal para todos os tipos de pet têm invadido as lojas. Decorações natalinas para viveiros de répteis já estão à venda, assim como roupinhas típicas para roedores, como o Porquinho-da-Índia, da foto. “Mas sempre acostume o animal com a roupinha antes. Nunca force se o pet não quiser utilizar”, alerta Carolina.

4- Árvore de Natal, não de escalada

A árvore de Natal é um ótimo convite para escaladas, especialmente para os felinos. O ideal é deixá-la presa para evitar acidentes. “Maneiras seguras de fazer isso são usando uma base pesada para a árvore ou amarrando um barbante em volta da mesma e prendendo-o a um gancho na parede”, diz Carolina.

5- Decoração natalina pet friendly

Cães e principalmente gatos adoram brincar com tudo o que encontram pela frente. Portanto, procure evitar enfeites pequenos ou que são facilmente destruídos e ingeridos pelos bichos. Prefira enfeites de plástico ou pelúcia que não quebrem com facilidade nem soltem pedaços.

6- Luzinhas fora do alcance

Outro perigo para os pets nesta época do ano são as luzinhas pisca-pisca. Cães e gatos, principalmente filhotes, acabam roendo os fios e podem levar choques, causando queimaduras locais e até problemas mais sérios, como edemas pulmonares. Para Carolina, o ideal é utilizar luzinhas cobertas por plástico (tubo plástico) e deixar os fios o mais longe possível do alcance dos animais, preferencialmente, da metade da árvore para cima.

7- Comida própria para os pets

caes

A tentação de dar a mesma comida que estamos comendo para nossos animais cresce durante o Natal, e até mesmo uma visita desavisada pode dar um alimento inapropriado e até tóxico para os pets. É bom avisar a todos que o gesto, por mais inofensivo que pareça, pode fazer muito mal ao animal. Uma boa alternativa é comprar petiscos em lojas especializadas, que vendem alimentos especiais de Natal para os pets, como panetones e chocolates.

8- Presentes próprios também

Muitos donos gostam de presentear seus pets em datas como o Natal. Caso você seja um destes donos, não se esqueça de escolher presentes próprios para seu animalzinho. Roupas e brinquedos de humanos são muitas vezes inadequados e até perigosos para eles. Assim como as comidas, hoje em dia são encontradas muitas opções próprias de presentes em lojas especializadas.

9- Pedidos para o Papai Noel

papainoel

A moda tem tudo para pegar no Brasil: em uma celebração de Natal nas lojas de departamento Bloomingdale’s, organizada nos Estados Unidos em benefício de uma organização de defesa dos animais, os cachorros podiam tirar uma foto com o Papai Noel e receber biscoitos como prêmio.

 
Agora o seu amiguinho também ficará “natalizado”! 😉

 

Da Redação
Nenhum Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.