Você sabe o que é Pet Care no mercado brasileiro?

No pet shop, na rede social, na conversa com um tutor ou mesmo aqui no Portal Melhores Amigos você já deve ter ouvido falar em Pet Care, certo? Apesar de o termo poder ser traduzido do inglês como “cuidados com os animais de estimação”, o conceito dele é mais específico aqui no mercado brasileiro.

 

Entre as várias divisões feitas pelo mercado, uma das padrões é a seguinte:

 

Pet Food

Setor de alimentação, que inclui rações, snacks, bifinhos e petiscos em geral.

 

Pet Serv

O segmento de serviços faz parte do setor o adestramento, comércio, hotéis e creches.

 

Pet Vet

Medicamentos e serviços veterinários. 

 

Pet Care

Produtos de cuidados para pets como equipamentos, acessórios, higiene e beleza.

 

Ou seja, no conceito mais restrito, quando falamos em Pet Care, estamos falando de coleiras, roupinhas, casinhas, brinquedos, xampus, cremes, escovas e até filtros de aquário – esse rol de produtos que acabam também sendo inclusos na preocupação que tutores vêm cada vez mais tendo com a saúde e bem-estar dos seus pets.

 

Mariana Dionísio Paraventi, médica veterinária clínica geral, consultora das redes Dra. Mei e Petland, afirma que essa preocupação traz aumento da longevidade e qualidade de vida desses animais. “Sendo assim, há maior exigência dos tutores em relação aos produtos e serviços consumidos por seus animais de estimação. O que antes seria uma preocupação em oferecer alimentação e higiene básica, hoje ocupa o lugar de maior engajamento e busca por qualidade de vida e longevidade animal”, afirma.

 

Fernanda Cioffeti, médica veterinária da Botupharma, diz que os animais assumiram um papel de membros da família, e a convivência de todos deve estar em harmonia. “Essas relações já começaram a mudar há alguns anos. O respeito ao animal, a importância do bem estar e dos cuidados com a saúde já fazem do Pet Care um conceito empregado frequentemente. Lembrando que possibilita, prevenção de muitas doenças, desvios comportamentais e promove maior longevidade aos pets”, afirma.

 

Tendências

 

Os especialistas afirmam que, por ser tão importante para ajudar a garantir a qualidade de vida e saúde do pet, o conceito de Pet Care sempre estará em evolução, com cada vez mais pesquisas e desenvolvimento de tecnologias focadas nas necessidades de pets e tutores e no aprimoramento da interação entre eles.

 

Mariana Paraventi dá exemplos. Em relação aos produtos de higiene e limpeza, diz que observa a procura por tapetes higiênicos de maior absorção e produtos de limpeza específicos que previnam doenças transmitidas pelas fezes e urina. E que tanto em serviços de banho e tosa quanto nos produtos utilizados nos animais, observa-se maior preocupação em relação às diferentes pelagens ou sensibilidades da pele dos pets.

 

“Cada vez mais, notamos a procura por produtos específicos para as necessidades de cada espécie, raça, porte, pelagem, sexo, entre outros. Isto fez com que novos produtos surjam no mercado para atender às especificidades de cada pet”, afirma a médica veterinária, que também observa aumento de compras online, maior número de visitas no veterinário e um maior interesse em produtos diversos para a interação com os pets.

Veja Também