Tudo sobre o cão weimaraner: um “apontador” estiloso que ama a família!

Como diversas raças de cães, os weimaraners surgiram no século 19,  entre os desenvolvimentos motivados pela Revolução Industrial na Europa. Em uma entrevista sobre o surgimento das raças caninas, o professor Michael Worboys, da Universidade de Manchester (Inglaterra) comenta que “havia um número diverso de tipos de cães por milênios, mas eles foram padronizados há somente 150 anos”. 

 

E, assim como diversos outros nomes de raças de cães, o nome do weimaraner dá uma boa pista da origem desse belo cão de pelagem cinzenta e olhar inteligente. 

 

De acordo com o American Kennel Club, a figura-chave para o surgimento da raça foi o Grão-Duque de Saxe-Weimar-Eisenach Carlos Augusto, cuja corte se situava na cidade alemã de Weimar. 

 

Com o objetivo de chegar ao cão de caça perfeito, o grão-duque cruzou os farejadores ingleses (como o bloodhound, ou cão-de-santo-humberto) com outros cães franceses e alemães. O resultado ideal se tornaria o pointer de Weimar, ou, o weimaraner. A raça então foi usada como especialista na caça de pássaros. O termo pointer, em inglês, remete aos cães que “apontam” para o local onde está a caça. São os apontadores! 

 

A popularidade ganharia o mundo quando o animal chegou à América do Norte na década de 1920, e se tornaria uma “estrela” do mundo canino na década de 50, ao se tornar escolha do ícone de Hollywood Grace Kelly e do presidente norte-americano Dwight Eisenhower. 

 

Características 

 

O weimaraner pode ter sua pelagem em três tons: azul, cinza e cinza prateado. Pequenas manchas claras podem existir nos dedos e no peito do cão. Apesar de tradicionalmente apresentar pelo curto, também é possível encontrar variações com o pelo longo, cujo aspecto é de fios mais macios  e ondulados do que a pelagem curta. O comprimento é mais longo principalmente debaixo do pescoço do cão, no peito e na parte inferior do corpo. Precisam de escovação semanal para retirar os pelos mortos. 

 

Esses cães são muito carinhosos com suas famílias, e se dão bem com crianças pequenas. Porém, são um pouco desconfiados de outros cães e outros humanos. De praxe, têm um alto nível de energia, dada sua natureza de cão de caça, e também são bons animais para quem precisa de um pet que está sempre vigilante. Assim como cães de trabalho, como o border collie, os weimaraners são altamente treináveis, e gostam de aprender coisas novas, mas precisam de estímulo mental e físico para não adotar comportamentos destrutivos por conta do tédio. Espaços amplos, ou pelo menos um quintal, são recomendáveis para o cão se exercitar sempre que necessário – para além das caminhadas diárias, que não podem faltar.

 

Eles aprendem rápido: para o bem e para o mal, portanto, é importante que eles respeitem a autoridade dos humanos na casa para que toda essa inteligência não se misture a más atitudes. De praxe, socialização ainda quando bem filhote (logo depois de tomadas as vacinas), e um bom treinamento são chaves para um cão bem educado e tranquilo. Paralelamente, é necessário ensinar ao cão como se comportar bem sozinho, pois é uma raça com tendência à ansiedade de separação. 

 

Também não é um amiguinho: machos podem pesar até cerca de 40 kg, e as fêmeas, 35 kg, e tem expectativa média de vida de 12 a 15 anos.  Por ser um cão de porte mais avantajado, um dos principais riscos à saúde é a torção gástrica. Outro detalhe importante é prestar atenção na limpeza e secagem das orelhas do animal, que assim como outros pointers, podem acumular umidade e sujeira por conta do formato das orelhas. 

 

Ou seja, se você e sua família estão dispostas a ter um cão muito ativo, carinhoso com o pessoal da casa, inteligente e que gosta de estar ao ar livre, o weimaraner pode ser o melhor amigo ideal! 

Veja Também