Ele é o parente cabeludo do esguio Greyhound e tem uma aparência tão pomposa que até já foi comparado a algumas celebridades hollywoodianas. Estamos falando do Afghan Hound, o cão que tem o visual mais neoclássico da modernidade e habita esta terra há milhares de anos.
História
Este galgo afegão de características exóticas remonta aos tempos dos faraós egípcios e já acompanha o ser humano desde a era pré-cristã. Neste período, os Afghan Hounds eram usados por tribos nômades como animais de caça, que capturavam gazelas e lebres com a ajuda de falcões(!).
Apesar de sua existência milenar, a raça passou centenas de anos confinada nas gélidas montanhas do Afeganistão e só chegou à Europa, mais precisamente na Inglaterra, no início do século XX, quando eram chamados de Persian Greyhounds ou Barukhzy Hound.
Características físicas
É um cão ágil e muito rápido, tipo o Usain Bolt dos cachorros. Seu corpo longilíneo e íngreme lhe permite ser um exímio saltador e escalador de montanhas, enquanto suas enormes patas também dão equilíbrio e firmeza na hora das galopadas.
Possui uma pelagem muito longa e espessa, que serve para protegê-lo contra o frio extremo das elevadas altitudes das regiões montanhosas afegãs. Seus traços finos lhe conferem elegância e dão um toque exótico à sua aparência, que chega a ser tão refinada quanto as das famosas estátuas de gatos egípcios.
Aliás, os Afghan Hound tem um ar tão blasé, mas tão blasé, que procuram se movimentar sempre com a cabeça e caudas erguidas – dignas de um orgulhoso aristocrata.
Temperamento
Seu instinto caçador demanda que os cães da raça tenham espaço para exercitar o atleta dentro de si e perseguir presas – de preferência, que sejam brinquedinhos e não outros pets. Apesar do “nariz empinado”, é um cão muito brincalhão que chega até a ter um lado meio palhaço que costuma fazer trapalhadas.
Dentro do lar, é um cão independente e reservado, porém, bastante sensível – por conta disso, é frequentemente comparado com o jeitão dos gatos. Costuma ser gentil com as crianças, apesar de poder ser estabanado ao interagir com elas. Demonstra certa timidez com estranhos, mas nada que o leve a apresentar comportamentos agressivos.
Mesmo com toda sua independência, os Afghan Hounds não curtem muito os momentos de solidão e são bastante apegados aos membros da família. Mas, vez ou outra, pode bater uns cinco minutos de teimosia em que ele nem olha para a cara do tutor quando é chamado – puro charminho.
Cuidados
É uma raça que requer os cuidados comuns de qualquer cão, como ter uma cama fofa para descansar, alimentação adequada, água fresca disponível e atividade física diária.
A vantagem de se ter um Afghan Hound é que ele vive super bem dentro de apartamentos, pertinho da família – claro que com a condição de frequentar regularmente lugares espaçosos e seguros para suas correrias do dia a dia.
O único aspecto que precisa de uma atenção maior são os pelos – que devem ser escovados, pelo menos, a cada três dias. Também vale frisar aqui a importância de supervisionar as atividades ao ar livre, já que os Afghan Hounds têm um espírito fujão dentro de si. Portanto, passeio só na guia.
Só de imaginar a sensação de dar um abraço nesse peludo das montanhas já dá vontade de ter uma matilha inteira de Afghan Hounds, não é mesmo?