Quando uma pessoa ou família vai adotar um cãozinho pela primeira vez, um dos primeiros itens a serem comprados costuma ser a tigela de ração e de água. Contudo, segundo especialistas, o ideal é ter mais de uma tigela reservada para a hidratação do cão em pontos estratégicos da casa.
“O ideal é ter mais de uma tigela disponível, 24 horas por dia, em locais de fácil acesso. É importante trocar a água pelo menos uma vez ao dia e fazer a limpeza adequada das tigelas. Além disso, é recomendado testar potes de diferentes materiais para saber em qual deles o cão bebê com maior frequencia”, afirma a médica-veterinária, Jade Petronilho.
Com a chegada do verão, Petronilho recomenda também o uso de rações úmidas, caso o seu cachorro não beba água com regularidade. Ela também alerta para evitar passeios e atividades mais intensas em horários em que o sol está mais intenso, entre 10h e 16h, e sempre levar água quando for passear com o cachorro. “O tutor deve ficar atento aos sinais de desidratação, como ficar muito ofegante, com a língua para fora, demonstrar cansaço excessivo e parar atividades de uma hora para outra”, pontua.
Outros bebidas
“Se o seu pet não tiver nenhum problema de saúde, você pode oferecer outras alternativas de hidratação, como água de coco, melancia, melão… mas sempre lembre de retirar as sementes para oferecer ao seu cão. Uma outra alternativa, que também serve de enriquecimento ambiental, é fazer sorvetinhos com essas frutas e dar aos cães em períodos de muito calor, mas não devem ser fonte exclusiva de hidratação”, destaca Petronilho.
Para encerrar, a médica veterinária alerta para os tutores sempre ficarem de olho, principalmente em cães idosos que tem maior dificuldade de locomoção e, em caso de maior ingestão de água ou diminuição, procurar um veterinário de confiança.